15/07/08

A SUL nada de novo




Ao que parece, “Fantasma Sai de Cena” é a despedida de Nathan Zuckerman, o alter-ego de Roth, agora impotente, incontinente e sofrendo com as perdas de memória - algo cruel para quem vive das lembranças como seiva da vida.
Mas também cheira a uma despedida do próprio Roth - uma despedida triste, diga-se de passagem. Há um odor amargo no final do livro, um odor que fica com o leitor quando este percebe que tanto o personagem como Roth não possuem meios para encarar a derrota da vida. Porque a vida, meus amigostem sido isso: um constante atravessar da linha da sombra, se não for da juventude para a maturidade será da maturidade para o nada.?
É isso que sempre procurei saber.Agora,com estas experiências visionárias, que só o toque no além proporciona, sabemos que o "nada é tão colorido com o "tudo".
Qual será o mais interessante? O nada, ou o tudo? Os dois, pois.
Roth bate na tecla da mortalidade com uma frequência que nos deixa estonteados; mas aí vem a pergunta: será que a vida é só isso - derrota atrás de derrota?
Para Roth e Zuckerman, a resposta é positiva. Não há volta para qualquer acto, até mesmo para a grande literatura. De nada adianta criar uma obra - a vida pedirá um preço e este será alto demais. Para quem era conhecido como um “transgressor” no início de carreira, Philip Roth atravessa a sua última linha de sombra como um conformado com a decadência e com o fim. Talvez este seja o caminho de todos os marginais - de maior ou menor talento.



J.A.Mourão,

Um poema que hoje me serviu de consolo.


Cura-nos, Senhor
do temor e da incredulidade
da cegueira e da desesperação
da tristeza sem causa e do assombramento
do amor e das saudades

livra-nos do pino do dia
em que te não esperamos
e pesasda inepta vaia a alma


e que a asa da tua madrugada
nos acorde para o trablaho de fé
e a hora de compaixão que não tem hora.

in "Declinações o nome e a forma"


Inverno na Bahia,

Chuva e um frio de 23 graus.O povo com calções de surf,ou de ir á praia,com botas de montanha e anoraks de penas.

As mulheres, essas sempre,como se fossem para o casino Estoril.

Umas putas cheias de lantejoulas.

Na oficina onde fui trocar de pneus a recpcionista tinha uma calça de setim preto á boca de sino e uns saltos agulha com a biqueira em funil...enfim.


Gula Santa

Buffet(oh palavra odiosa) de petiscos à "baiagal",uma mistura que nem eu sei.Os valores monetários da nossa empresa, acompanhados das palavras mais apreciadas no terceiro mundo de raiz portuguesa:promoção e caprichado.Foda-se!


Julieta com tres filhos gordos.Os da casa serão o Rissol e o Camarão.


ACORDO ORTOGRÁFICO

Continuamos na letra A

ÁGUA DURA-cachaça

ABRIR O GÁS-ir-se embora

AMARRAR O FACÃO-entrar na menopausa ou andropausa

AGONIADO-aflito,apressado

ANTENADO-Maluco

AVOADO-Desligado

ASSUNTAR-Prestar atenção

ASSANHADO-despenteado



Sem comentários: