08/07/08

Transfiguração



Transfiguração


Ver o que os outros não vêm,sentir o que os outros não sentem.Essa é a revelação que só acontece aos olhos doces,ao que transcende e procura o transcendental.
Muitas vezes neste amontoado de favelas e de injustiças pergunto-me que graça acho eu a este buraco no fim do mundo?O que é que, apesar de tudo o que me irrita nos brasileiros, me prende aos seus encantos e requebradas e ao seu jeito de viver?
Acho que em Portugal, e no mundo por onde vivi ,assitimos a um empobrecimento geral da capacidade de acreditar ou de inaginar uma vida diferente.Essa capacidade os baianos têm de sobra.Sempre acreditam,mobilizam a imaginação para tornar a vida diferente.Isso prespassa em cada segundo.E também é disso que eu gosto.
A vida não é um roteiro de cinema ou uma peça teatral,mas articulação de tudo para efeitos dramáticos está muito bem pensada,só que a vida não pensa.Vivemos no caos.
O que se passa é que vivemos num espaço limitado,dentro de outro espaço que escapa completamente à nossa reduzidissima e limitadissima capacidade de apreensão e compreensão.



Jeronimo,


Fui ve-lo cantar na escadaria da Igreja de SantoAntónio Além-Carmo
O concerto faz-se ao contrário do habitual emm todo o mundo:-os cantores actuam na parte baixa e o povão fica escadaria acima.Dancei até não poder mais.

Nessa cidade todo mundo é d’Oxum

Homem, menino, menina, mulher

Toda cidade irradia magia

Presente na água doce

Presente n’água salgada

E toda cidade brilha

Presente na água doce

Presente n’água salgada

E toda cidade brilha

Seja tenente ou filho de pescador

Ou importante desembargador

Se der presente é tudo uma coisa só

A força que mora n’água

Não faz distinção de cor

E toda cidade é d’Oxum

A força que mora n’água

Não faz distinção de cor

E toda cidade é d’Oxum

É d’Oxum, é d’OxumÉ d’Oxum

(Ia aguibá, ia aguibá, aguibá

Ia Oxum aura olu, olu,

oluOlu adupé, aguibá Oxum auráOlu, olu adupé, adupé)

Eu vou navegar

Eu vou navegar nas ondas do mar

Eu vou navegar

Nas ondas do mar

Eu vou navegar nas ondas do mar




Chapinha?


Tem chovido na bahia nos últimos 15 dias,a cidade fica pálida e meio tristonha como eu.
Como aqui toda a gente,mas sobretudo as mulheres, independentemente da raça aspiram a ter um cabelo liso-absolutamente liso-submetem-no,ora a um corte rasteiro,no caso dos homens,ora a alisantes,escovas e chapinhas,no caso delas.Quando chove ficam todos em estado de choque.É como se no cair de uma gota de água o trabalho de horas se transformasse numa enorme carapinha black power.
Seja branca ou negra tem horror a uma chuvada.
Diz-se que são de papel ou açucar.



CASA DO BENTO

-Está lá,mãezinha?

-Sim filho.Exclamou ela com contentamento na voz.

-Já tinhas ligado?

-Sim.Respondeu ele.

-Pois.Fui a Fátima com a Tia Leonor,com a Sofia e o Zé Eduardo.Senti-me muito bem.Pedi á Senhora de Fátima por todos.Trouxe uma garrafa de água da fonte do santuário que é boa para tudo.
-Viu a nova Basílica?-indagou curioso.

-Vi.Gostei.Quer dizer,é muito moderna e as pessoas não estão habituadas...os santinhos parecem pobretes com cara de esgazeados...olha, parece um circo.Não sou desta criação.Os padres agora também deram em palhaços...daqui a nada só já gosto da azinheira.Poem-se com modernices,nem toalhas de renda,nem jarras de porcelana, é tudo uns paninhos de limpar o pó e umas enjonguices que nem o diabo gosta.Devem mas é ficar com o dinheiro, com o que lai vai em velas.


ACORDO ORTOGRÁFICO

Para quem quer compreender BAIANÊS:


A


  • A COLHÃO-de qualquer jeito,a bem ou a mal

  • A DAR DE PAU- em grande quantidade

  • ABESTALHADO-estupido,burro.

  • ARMADO-de pau duro

  • ARERE-Confusão

  • ARROZ DOCE-pessoa que está em todas as festas

  • AONDE-sem qualquer hipotese,de maneira nenhuma

1 comentário:

Guidinha Pinto disse...

Entrei aqui sem convite. Gostei do que li. Sorri até. Deve ser óptimo viver aí.
Saudações cordiais.