21/04/08

Segunda, feriado do Tiradentes


1746: Nasce em Pombal, distrito de S. José d’el Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais; Os pais são Domingos da Silva Santos, nascido em Portugal, e Maria Antónia da Encarnação Xavier, nascida na Vila de São José d’el Rei (Brasil). 1755: Morre Maria Antónia; o viúvo e os órfãos mudam-se de vez para a Vila de São José. 1757: Órfão de pai. 1780: Arregimenta-se como soldado. 1781: É promovido a Alferes. 1786: A mando do governador da capitania de Vila Rica, leva brilhantemente a cabo estudos demográficos, geográficos, geológicos, mineralógicos - quer de aplicação civil, quer militar. 1788: Envolve-se na Inconfidência contra a Coroa portuguesa. 1789: Como conspirador, é preso no Rio de Janeiro. 1792: É enforcado em praça pública e depois esquartejado.



A estrela d'alva me acompanha
iluminando o meu caminho
Eu sei que nunca estou sozinho
Pois tem alguém que está pensando em mim
Suite dos pescadores, Dorival Caimy

Sem comentários: