31/08/06

Tão natural como a sua sede


Parada Gay acontece no domingo em Salvador





A Tarde On Line
A 5ª Parada do Orgulho Gay acontecerá neste domingo a partir das 10h, no circuito do Carnaval do Campo Grande. O tema deste ano será "Homofobia é Crime" e trará uma discussão do movimento gay para com a sociedade civil na tentativa de estabelecer a homofobia como um crime inafiançável, a exemplo do racismo.

Segundo o presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, a medida ajudará a prevenir tratamntos discriminatórios especialmente de empresas que tratam funcionários homossexuais com humilhações no trabalho e até perda de emprego. Ele conta que existe um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, criado pela deputada paulista Iara Bernardi, que estabelece a lei do crime hediondo para a homofobia em todo o Brasil.

Pela manhã, a programação do evento trará a banda de chorinho "Negos de Fé", do bairro da Liberdade. Em seguida, as transformistas e drag queens subirão ao palco montado na praça do Campo Granda para animar a platéia em concentração para o início do desfile mostrando um pouco do que a comunidade gay já conhece das casas noturnas GLS de Salvador.

Às 14 está previsto o início do desfile, que partirá do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves e retornará ao ponto de início pela Avenida Carlos Gomes, no mesmo circuito do Carnaval de Salvador na avenida. No trio principal, que puxa a multidão, a presença da madrinha da Parada Gay, a cantora Preta Gil, está garantida.

O presidente da Câmara dos Vereadores, vereador Valdenor Cardoso, fará o discurso de abertura do desfile. A organização do evento espera a presença de 700 mil pessoas na festa. Mil homens da Polícia Militar garantirão a segurança dos foliões nas ruas do centro.

Sem comentários: