01/09/06

CAMPANHA ELEITORAL


SEI,SEI,SEI,
Quem é camarada vota no Ivoney.

A campanha começou no Brasil e em toda a Bahia também.
Por todo o lado se veêm cartazes e pinturas murais.São extraordinárias.
Há carros com altifalantes,(nada no Brasil se faz sem música) todos eles entoando sambas com letras alusivas aos candidatos.
As eleições são para deputados federais,estaduais, governadores, sendores e presidente.
Os slogans são no mínimo hilariantes.
Há o Capitão Tadeu, o maior amigo seu, Aleluia, pra cuidar de vc,Luiza Maria com o marido detrás,o Marcelo Guimarães, pai e filho, cada um para seu cargo,o ACM,Neto,neto do coronel da terra, todos com fatinhos rua dos Fanqueiros e camisas sedosas com umas garvatitas de refugo.
Em demagogia e ionversa ninguém lhes ganha.
A cabam coma corrupção,põem Lauro de Freitas no mapa, trazem competência e seriedade,enfim,tudo,para todos.
Num pais onde 98% ganha 35o reais por mês,o ordenado de um deputado federal é de 15.000 reais,para além de uma serie de mordomias e imunidades.
As clienteals organizam-se e o povo la vai pegando uma t-shirtzita ou outra,um video,ou uma feijoadazita, sabendo,como aliás em Portugal,que na hora de votar ,só eles e Deus é que saberão.
O povo dança e canta para esquecer a tristeza das dificuldades da sua vida,mas não se deixa enganar.

Leonarado Boff *escreveu:
Adital - Quem escuta o que dizem e mostram os candidatos na televisão tem que fechar os olhos e se perguntar: em que país essa gente de fato vive? É um Brasil tirado da Utopia de Thomas Morus: haverá altos níveis de crescimento, inclusão social, redistribuição da riqueza, reforma agrária completa, superação da violência endêmica, revolução educacional e por ai vai. Este cenário é um embuste e não tem nada a ver com o Brasil real, carente de toda ética, com um povo cada vez mais cansado de promessas não cumpridas, refém de uma classe política atrasada e irremediavelmente drogada em corrupção.Como sair desta situação permanente de crise? Não sei mas desconfio. O que sei é a severa advertência de nosso economista-humanista, Celso Furtado, em seu livro "Brasil: a construção interrompida"(1992):"O tempo histórico se acelera e a contagem desse tempo se faz contra nós. Trata-se de saber se temos um futuro como nação que conta na construção do devenir humano. Ou se prevalecerão as forças que se empenham em interromper o nosso processo histórico de formação de um Estado-nação".
Desde o momento em que a economia colonizou a política e a submeteu à sua lógica de acumulação a qualquer custo, social e ambiental, criando uma profunda discrepância entre a racionalidade dos mercados e o interesse social, se interrompeu a constução de um pais com futuro para o seu povo. Dentro do quadro atual da política e da forma como o Estado se organizou, dando centralidade ao Banco Central e às agências reguladoras que mantém manietadas as mãos do Executivo, não há salvação para o Brasil. Quem detém o poder real é o sistema financeiro e seus órgãos de atuação. A fala do Presidente se esvaziou. O que conta mesmo e todos ficam à espera e atentos são as decisões do Banco Central e do COPOM. Assim é também nos EUA. Bush pode dizer as muitas bobagens que diz, geralmente, num inglês muito ruim, e não conta muito. Mas quando fala o Presidente do FED a nação e o mundo, páram: é ele que decide os destinos da economia, os níveis de juros, o aumento ou a diminuição da dívida externa de todos os paises. A ser isso verdade, nem deveríamos eleger um presidente, mas um presidente do Banco Central. Não é ele que, de fato, decide? Ou então obrigar o candidato à Presidência, já em sua campanha, dizer quem vai ocupar o cargo de Presidente do Branco Central. Ai sim o voto popular contaria e saberíamos, mais ou menos, os rumos do pais.
O que nos falta para sairmos da crise? Celso Furtado nos dá uma sugestão no livro acima citado:"falta-nos a experiência de provas cruciais como as que conheceram outros povos cuja sobrevivência chegou a ser ameaçada". Qual seria nossa prova crucial? Tiremos o exemplo de nosso pais vizinho, a Argentina. Seu Presidente Kirchner não disse ao sistema financeiro mundial e ao Presidente Bush:"não vou pagar a dívida". Seria negar o sistema em sua essência o que o alijaria do mundo. Mas inteligentemente disse: "vou pagar a dívida; mas para cada dolar, pago apenas dez centavos". E não retirou a palavra. E todos, mesmo recalcitrando, tiveram que aceitar. Ele enfrentou a prova crucial e passou. Hoje a Argentina cresce três vezes mais que o Brasil.
Por que nosso futuro Presidente não enfrenta a mesma prova crucial face aos rentistas nacionais? Liberaria fundos para um crescimento real para o povo. Essa seria a verdadeira política que colocaria a economia a serviço do bem comum.

*Teologo, franciscano desclaustrado e reduzido ao estado laical pela Igreja Católica de Bento XVI.
Sábado de sol,
O povo do Pé de Jambo foi á praia e comer um AÇAI.
Vamos janatr pataniscas de bacalhau com arroz de bacalhau e ver um filme.
Amanhã vai haver parada Gay.

Sem comentários: