30/08/06

SANTA GULA


IIº ENSAIO PARA FEITURA DE PASTÉIS DE NATA DE PORTUGAL

Na cozinha do Pé de Jambo preparam-se os tacho de cobre para o refinamento e apuramento da receita do spsateis de belém a serem vendidos aos milhares por esse Brasil Fora.

A Santa Gula, confeitaria e cozinha com tradição e qualidade, vai ser a entidade que comercializa esta maravilha.

Da receita nem falar.Antes morto que falar sobre o segerdo de desenrolar a a massa ou da batedura do recheio.
Doce, sempre doce para dar calor às almas e,para todos aqueles que tenham estômago para isto...

No inicio do século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de sobrevivência, os clérigos do Mosteiro puseram à venda numa loja uns pastéis, rapidamente apelidados de Pastéis de Belém.
Nessa época, a zona de Belém ficava longe da cidade de Lisboa, e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inumeros turistas que depressa se habituaram aos pasteís de nata.
Em 1837, iniciou-se o fabrico dos Pastéis de Belém, segundo uma antiga receita secreta, oriunda do convento. Transmitida, e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que fabricam artesanalmente na Oficina do Segredo, esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje.
Actualmente em qualquer café pode-se comprar pastéis de nata, mas os verdadeiros serão sempre os de Belém e agora os da Santa Gula.

Orção para antes da feitura:

Deo in adjuntorium me intende
Domine in adjuvande me festina
Gloria Patri et Filio et Sipiritui Sancto
Sicut erat in principio et nunca et semper
et in saecula saeculorum.Amen

Sem comentários: