11/03/06

Vixe Maria DEUS e o DIABO na Bahia

E DEUS VIU QUE O MUNDO ERA BOM ...

Teatros e mais teatros com comédias, tragédias, enciclopédias.
O que se queira.
A oferta de teatro na Bahía é muito grande.Talvez se passe o mesmo em Lisboa mas as noites aqui são quentes e aromáticas e por isso dispôem o mortal a sair de casa , a apreciar e disfrutar de um texto representado e regressar, não sem antes beber um suco geladinho ou uma caipirinha.
A comédia que vimos retrata bem a vivência religiosa desta Bahía de Todos-os-Santos , onde em cada esquina Deus e o Diabo se encontram e se degladiam. O povo prefere Deus, mas respeita muito o Diabo, ou melhor nada quer com ele, sabendo de antemão que é um cobrador implacável das dívidas prometidas nos nossos pedidos. A ELE, claro, que é a quem se pedem as coisas difíceis. O sincretismo religioso é muito forte e é preciso ter vivenciado algumas experiências para poder compreender o que nao é dito em cima do palco...onde mães-de-santo, orixás, descarregos, deus e até um anjo gabriel se encontram com negros, capoeiristas, travestis, e machões...divertido!
Os teatros começam às 20h00 porque o Sol e o dia começam cedo e a noite vem de mansinho.Toda a incursão nocturna acaba antes do amanhecer, no alvor dos primeiros raios e também isso tem a sua magia... e mística.

Os bares e os carros de janelas abertas com os sons de diferentes músicas se misturando invadem a cidade, e todo o mundo dança, se abraça e se beija no escurinho da noite quente da Bahia. No Carnaval, então ainda mais. Nesses dias o beijo é livre. UHAUUUU!!!

O clima continua abafado. Parece que vai trovejar mas o sol irrompe e acaba por levar toda a gente para a praia. O Ambrósio também vai.

Desde ontem , para além de duas osgas, a Anabela e a Célia juntou-se no criado mudo um morcego que vive no forro do tecto durante o dia. Chamei-lhe Ivo. Um dia explicarei porquê.

Acordei com saudades da médica MRPP ... e de alguns rostos de Lisboa.

Sem comentários: