11/03/06

JERÓNIMO

A corrente de música AXÉ subjuga a Bahía. Dificilmente outros géneros musicais terão tanta aceitação e interesse, mesmo sendo a música no geral a prioridade absoluta de qualquer baiano.
Escrevo isto a propósito de associarmos sempre determinadas melodias a momentos importantes da nossa vida. Na minha decisão de vir para a Bahía está uma de Jerónimo. Hoje na mó-de-baixo mas vencedora da música de Caranaval de há 7 anos durante a minha primeira visita à Bahia.

"...Nesta cidade todo o mundo é de Oxum,
homem, menino, menina, mulher .
Se der presente é tudo uma coisa só,
a Força que mora na água
não faz distinção de côr
e toda a cidade é de Oxum, é de Oxum

Seja tenente ou filho de pescador,
homem importante ou desembargador,
se der presente é tudo uma coisa só
a Força que mora na água
não faz distinção de côr
e toda a cidade é de Oxum,é de Oxum

Toda essa gente irradia magia
presente na água doce
presente na água salgada
toda a cidade brilha
é de Oxum
é de Oxum.. "

Do meu quarto vejo o rio que passa e atravessa todo o meu jardim. A primeitra coisa que me ensinaram foi a falar com Oxum, a Força que mora na água e que é minha vizinha.
Sábado é dia de dar presentes a OXUM... e toda a cidade brilha

Sem comentários: