10/03/06

A LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ VIVA

... esta é uma verdade de La Palisse mas quando mudamos de armas e bagagens de Portugal para o Brasil atravessando um mar de diferenças, de encontros e desencontros, de olhares e de contextos , de significados e significantes tão diferentes é que damos conta dessa realidade.
A primeira tarefa consiste em deixar de considerar a Língua Portuguesa como propriedade intelectual daqueles que nasceram em Portugal e aí residem. Não há guardiões do templo nem sumo-sacerdotes para esta torrente viva que une uns milhões de seres humanos.Feita esta expurga estamos livres para aceitar a língua que navegou até este continente, evoluiu de
"motu próprio" diferente, mais matizada, mais cantada, menos conservadora e purista como é próprio de países novos e emergentes.
Aqui tudo é mais fácilmente influenciável e mais ligeiro e é dessa ligeireza que resulta este fraseado mais colorido que nos surpreende em cada instante.
Toda esta prosa vem a propósito de termos e palavras que um português no Brasil vai aprendendo e integrando diariamente. Uma dessas palavras aprendidas deu origem ao nome deste insignificante blog:
CRIADO-MUDO.
Nome atribuido à célebre mesinha-de-cabeceira no nordeste brasileiro.
A maioria de nós tem-na ao lado desde a mais tenra idade e olha para ela como se do homem invisível se tratasse.
O criado-mudo vê tudo o que se passa no quarto sem nunca emitir uma opinião apresentar uma petição ou um queixume.Tem um papel de semi-deus: omnipresente tudo vê,omnisciente tudo sabe da intimidade da casa. Tudo suporta e quando abre a boca, diga-se gaveta, deixa que lhe depositem no estômago um sem número de inutilidades de carácter sexual ou não, que não tem outro depósito.
Num CRIADO-MUDO guarda-se aquilo que não faz falta, mas nunca se sabe se pode vir a ser necessário num futuro próximo ... que talvez nunca chegue.
Este blog pretende libertar os criados-mudos de todos os continentes, e sem pretensões, juízos de valor ou queixumes, ir contando e recontando o que se passa à sua volta, no Brazil, Bahía, Salvador nestes dias, com uma aragem muito ligeira e um calor de 32 graus.
Vivências de um simples criado-mudo na Bahía do Axé.
Inegualáveis, maçons, políticos, pastores, pais-de-santo, pipocas, vagabundos, sacanas, gays e padres que se vestem de orixá e celebram missa perante o espanto da congregaçã, ou ainda de um prefeito que entra em transe durante uma cerimónia religiosa da Lavagem do Bonfim...
Enfim são estes acontecimentos extraordinários que o criado-mudo vos relatará...daqui da
Bahía de Todos-os-Santos, onde tudo, mesmo tudo, pode acontecer...


10 de Março de 2006
Sexta-feira

O povo do Candomblé veste-se de branco em louvor de OXALÁ, orixá da Criação e pai de todos...
Os crentes (vulgo protestantes em Portugal), perseguem-nos com suas orações em voz alta, seja num supermercado, num autocarro(buzu), ou na entrada de uma feira.
Para os crentes é dia de ir à Igreja descarregar as impurezas que lhe forma atirando aqueles que não são crentes.
A politíca agita-se com a tentiva de Lula impor ao Banco Central a diminuição de taxa de juro em 1%. A Follha de São Paulo numa crónica radiofónica sintetiza esta tensão apresentando o referido banco como reduto de ex-futuros e actuais altos quadros da banca privada.
DIXIT

Clima -Ambiente de trovoada, muito quente e abafado.

Vixe Mainha, ó neguinha tudo é tão bom..., foi a música vencedora do Carnaval, que é repetida por tudo e todos em qualquer lugar.Nas repartições, hospitas, feiras..toda a gente, mesmo toda canta...sempre
Lulla visitará a vila onde moro,os politicos do PT dançam e preparam.Nada sem cerveja e sem SOM,meu deus e que som..
A vida decorre traquila com saudades de queijo de boa qualidade.

Visitas da Suiça:Um gay em fase sexualmente explicita e explosiva, um hetero apaixonado por um gay,um ex com ciumes e um actual vigilante. Está também para chegar ,uma separada em busca de consolo, e, pior do que tudo,os 39 anos que também chegarão na semana que vem.

Mordomo-Mor

Sem comentários: