18/09/07

Alegria de Ere

Setembro é o nono mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do Calendário Romano, que começava em Março. Na Grécia Antiga, Setembro chamava-se Boedromion.
Por volta de 22 de Setembro, o Sol cruza o equador celeste rumo ao sul; é o equinócio de setembro, começo do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

Setembro é o mês em que a Bahia come caruru. Enaltecem-se as crianças e as entidades infantis do candomblé. A maioria das pessoas, sobretudo as mais interessantes e humildes, chama sete crianças da rua e dão-lhe este prato para comer. É uma bonita forma de solidariedade de tradição africana. No sincretismo estas entidades, Eres, são representados em São Cosme e São Damião.

«(...) Mas a minha lembrança da festa de Cosme e Damião é a de um terreiro do bairro. Eu me lembro das pessoas vestidas de branco em trance ao som de ataques. Girando, girando até incorporarem espíritos infantis. Minha mãe sempre foi bem católica do tipo de frequentar a missa e ir em procissão do enterro na Semana Santa. Mas, duas de suas amigas frequentavam o terreiro. Por causa disso, de vez em quando, íamos no terreiro para receber passes. Eu gostava da cantoria e das balas na festa de Cosme e Damião. Para mim o ambiente era muito mais festivo do que as missas. Minha mãe é uma pessoa que tem fé e nunca viu nenhuma contradição entre as missas de domingo e as bençãos do terreiro...»
Jorge Amado

A minha basílica preferida em Roma do século VI é precisamente a de S. Cosme e Damião. Vivam o TIC-TAC, Sabiá, e todos os outros meninos. Vou oferecer e comer o meu Caruru.

O caruru é um prato típico da culinária baiana, originalmente uma comida ritual do candomblé, provavelmente trazida para o Brasil pelos escravos africanos. Pode-se comer acompanhado de acarajé ou abará. É preparado com quiabo, uma verdura que se pensa ser de origem africana, cebola, camarão frescos e seco, azeite de dendê, castanha-de-caju torrada e moída, amendoim torrado sem casca e moído.



Frase do dia (escrito nas traseiras de uma camionete de frete)

Rola (piça) que voa de noite, acorda como o morcego:
de cabeça para baixo.

Sem comentários: