24/09/06

DULCE et DECORUM EST PRO NOBIS MORRITUR

FEIRA DE SÃO JOQUIM,
A Confeitaria Santa Gula,
tem vendido tudo o que produz até ao momento.
As coisas estão a correr bem mas vamos no terceiro dia.Amanhã há mais!
Por obrigação,agora,mais que outrora,vou amiúde à Feira de São Joaquim,amo-a,adoro-a.É o coração de uma Bahia invisível até para os soteropolitanos.
O Matrix ao pé da Feira de São Joaquim é uma animação de crianças.
São Joaquim tem mais de mil realidades paralelas.Só conheço algumas, mas,estou a aperfeiçoar-me...
Um dos meus prazeres é passear pela feira.
Vou para comprar.
Olhos compradores são olhos caçadores: vão em busca de caça, coisas específicas para o almoço e a jantar. Procuram.
O que deve ser comprado está na listinha. Olhos caçadores param sobre o que não está escrito nela. Mas não vou só para comprar. Alterno o olhar caçador com o olhar vagabundo.
O olhar vagabundo não procura nada.Passeia.vai passeando sobre as coisas.
O olhar vagabundo tem prazer nas coisas que não vão ser compradas e não vão ser comidas. O olhar caçador está ao serviço da boca. Olham para a boca comer. Mas o olhar vagabundo, é ele que come. A gente fala: comer com os olhos. é verdade. Os olhos vagabundos são aqueles que comem o que vêem. E sentem prazer.
Na feira é possível ir com olhos poéticos e com olhos não poéticos.
Os olhos não poéticos vêem as coisas que serão comidas. Olham para as cebolas e pensam em molhos.
Os olhos poéticos olham para as cebolas e pensam em outras coisas.
" Depois de ler o poema do Neruda uma cebola nunca será a mesma coisa. Ando assim pela feira poetizando, vendo nas coisas que estão expostas nas bancas realidades assombrosas, incompreensíveis, maravilhosas. Pessoas há que, para terem experiências místicas, fazem longas peregrinações para lugares onde, segundo relatos de outros, algum anjo ou ser do outro mundo apareceu. Quando quero ter experiências místicas eu vou à feira. Cebolas, tomates, pimentões, uvas, e bananas me assombram mais que anjos azuis e espíritos luminosos. Entidades encantadas. Seres de um outro mundo. Interrompem a mesmice do meu cotidiano.Pimentões, brilhantes, lisos, vermelhos, amarelos e verdes. Ainda hei de decorar uma árvore de Natal com pimentões. Nabos brancos, redondos, outros obscenamente compridos,sisudos, pêssegos, perfume de jasmim do imperador, cachos de uvas, delicadas obras de arte, morangos vermelhos, frutinhas que se comem à beira do abismo... Minha caminhada me leva dos vegetais às carnes: lingüiças, costelas defumadas, carne de sol, galinhas, codornizes, bacalhau, peixes de todos os tipos, camarões.
ADORO A FEIRA DE SÃO JOAQUIM,sobretudo pelo que se passa nela que é indizível.

1 comentário:

Anónimo disse...

Equivoquei-me e coloquei um comentário sobre a amada Feira no teor abaixo (Tenor Favorito). Mas espero que sirva, senão o que fazer, não é?¿ beijo, carlos luiz