15/08/06

SOMOS ÁRABES TAMBÉM

Londres,

Viver na BAHIA, em Salvador,tem estas coisas.Estamos longe.Imersos noutro Mundo.Dizem que é o terceiro.Seja!
A esta distÂncia as declarações de Bush e Blair, a propósito dos perigos terroristas pairando na Europa, paracem-nos tão ocas quanto longínquas e até mesmo empoladas ao serviço da suas agendas políticas.
Vistos daquei os perigos iminentes estão tão longe.A sensação é nova para mim.Geograficamente nova.A distância também nos clareia e nos deixa ver de novo a tragédia de povos do ouro negro.A tragédia por serem árabes e não fazerem parte do circulo dos poderosos.A História está ai para provar que se trata de vinho velho em odres novos.
Leia-se atentamente qualquer manual de história do século XIX sobre a repartição de poder no Oriente Médio.Observe-se como foi criado um reino saudita,não falando do Koweit,Katar,Omã,Emirados.O objectivo foi sempre o mesmo - dominar, impor a vontade dos interesses superiores.
Os povos, esses têm história,tem alma,têm dignidade.Sabem donde vêem.Só os minaretes lhes dão esperança e lhes falam de tempos gloriosos e de hístórias felizes.
A religião islâmica é digna de crédito e de respeito,mas tem,neste contexto de acossada a capacidade de unificar e de conferir homogeneidade ao que é diferente,e os árabes são tudo menos iguais.Ela pode servir para propagar o ódio ao Ocidente,porque a humilhação e a ignorancia com que são tratados é constante desde há mais de 200a anos.
Quem como nós portugueses para saber que se pode conviver em paz com muçulmanos.
Aí estão o ALGARBH,Mértola,Granada,Córdova para não falar em tantos nomes,e costumes de Portugal profundamente árabes.Dos tempos em que a nossa tradição religisoa ainda não estava ao serviço de outros interesses.
Sejamos tardios a julgar.
Temos a capacidade que a História nos deu para compreender os Árabes e não embarcar em cavalarias rusticanas de comerciantes ingleses a fingir que são nobres,e de colonos emergentes, que não sabem que o mundo não é de quem o domina mas de quem o ama.
Afinal a História começa na Suméria.

Notas
A Suméria (ou Shumeria, ou Shinar; na bíblia, Sinar; egípcio Sangar; ki-en-gir na língua nativa), geralmente considerada a civilização mais antiga da humanidade, localizava-se na parte sul da Mesopotâmia (o Iraque da atualidade), apropriadamente posicionada em terrenos conhecidos por sua fertilidade, entre os rios Tigre e Eufrates. Evidências arqueológicas datam o início da civilização suméria em cerca de 5000 a.C. Entre 3500 e 3000 a.C. houve um florescimento cultural, e a Suméria exerceu influência sobre as áreas circunvizinhas, culminando na dinastia de Ágade, fundada em aproximadamente 2340 a.C. por Sargão I. Sendo que este, ao que tudo indica, seria de etnia e língua semitas. Depois de 2000 a.C. a Suméria entrou em declínio, sendo absorvida pela Babilônia e pela Assíria.
Duas importantes criações atribuídas aos sumérios são a
escrita cuneiforme, que provavelmente antecede todas as outras formas de escrita, tendo sido originalmente usada por volta de 3500 a.C.; e as cidades-estados - a mais conhecida delas sendo, provavelmente, a cidade de Ur,



Carraças,


Tudo no brasil é em grande.Até as putas das carraças.
As carraças portuguesas ao pé destas são aprendizes.
Para já mudam o nome para carrapatos,como no Alentejo e depois são aos milhares.Correm ate 20 km por hora e sobem por tudo o que é animal,pessoa, ou objecto.
Ontem mesmo comprei um produto para lavar o Fausto,o Romeu e o Átila,não falando dos outros miniaturas.
O remédio é para aplicar em bois e porcos.Vamos ver se consigo.
Para além de tudo são ainda polivalentes.Se não arranjam cão, caçam com gato e sobem para cima de sofás e camas,paredes armários,enfim tudo o que apanham.
Se a madrasta da Branca de Neve vem ao Brazil será devorada.



Princesa do Mónaco.

O Roque e a Amiga foram de férias.
Visitaram o Monaco onde,poderosas,chegaram de helicópetero vindas de Marseille.
Álguém conhece um local menos interessante e cheio de ladrões de colarinho branco do que o Monaco?
Estou ansioso para ouviro relato de viagem até porque já ouvi a versão antiga do filme com o actor miniatura.Será que o tamanho conta?
BeijosDÓRIS e irmã Dulce.


A Prioste mudou de vida.
Ousou,arriscou, e venceu.
Comprou uma casa que reconstruiu e que agora tem à venda no Bairro Alto.
Vão lá ver.

http://www.trendysense.com/atalaia33.html
Estou à tua espera.Há coisas que só falas com tempo.



DoraCélia,

Estao em curso estudos para redecorar a pintura da maravilhosa e intrépida Kombi.
Daremos noticias oportunamente.

PAULO AFONSO,
Vai e volta depressa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quando uma foto no blog da DoraCélia?
Estou curioso!
Abraços,
Primo Miguel