15/08/06

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO







Trovador

Nos últimos dias nos intervalos dos meus variados afazeres tenho ouvido o TROVADOR de Verdi na versão de CALLAS,DI STEFANO E BARBIERI dirigidos por Herbert Von Karajan.
A sublimidade da Orquestar, o sentimento expresso pelas vozes arrebata-me ao céu em corpo e almas.Apropriado para o dia 15 de Agosto Nossa Senhora da Assunção,a que não foi enterrada mas elevada ao céu em corpo e alma sem a corrupção que morte sempre traz.
Os gregos e a Igreja Ortodoxa compuseram 1200 Akatistos sobre a dormição de Nossa Senhora

Gosto particualrmente do:

"...Exulta por ti a alegria floresce
exulta por ti emudecem as dores
exulta ó tenda do Verbo encarnado
exulata arca pelo Espirito doirada..."

DIGNARE ME LAUDARE TE VIRGO SACRATA
DA MHI VIRTUTEM CONTRA HOSTES TUUS


Em Portugal, no século XIV, um grande acontecimento veio aumentar a devoção popular a Nossa Senhora da Assunção. Na véspera da festa da Assunção de 1385, os castelhanos, dispostos a tomar o poder, invadiram Portugal para não permitir que o Mestre de Avis, o futuro D. João I, sucedesse ao rei Dom Fernando, que morrera prematuramente sem deixar herdeiro masculino direto. O poderoso reino de Castela, disposto a arrebatar a coroa lusa, já havia atravessado a fronteira, quando Dom João I, com o apoio de todos os portugueses, recorreu à proteção da Virgem Maria, prometendo construir um grande templo se os lusitanos fossem vitoriosos. Os rogos foram atendidos. Portugal foi salva. Dom João I, num gesto de gratidão, ordenou que todas as catedrais do reino fossem consagradas à Senhora da Assunção, mandando também construir o famoso convento da Batalha.

Sem comentários: