18/05/06

O Evangelho de Judas e noticias várias

Os Evangelhos Apócrifos

Apesar de diversas resitências históricas e algum encobrimento secular, existem publicadas desde pelo menos os finais dos anos 60 edições criticas e comentadas dos Evangelhos Apócrifos.
Desde há muito que a École Biblique de Jerusalém,na tradição das grandes pesquisas arqueológicas do Oriente Próximo, desenvolveu uma escola de pesquisas históricas construindo e cimentando a ciência que hoje se designa por Exegése.
A exegése é assim a ciência,que procura aprofundar,compreender e encontar a confirmação histórica dos escritos biblicos.Para isso recorre a muitas outras ciencias e instrumentos como por exemplo metodos de datação, arqueologia,epigrafia,da paleografia,história,história da arte num programa multidisciplinar vastissimo procurando responder ao seu objecto:-Os relatos biblicos têm fundamento histórico?
É por isso ignorância pura,no mínimo questionar acerca de verdades históricas tais como nasacimento e vida de Jesus,Pilatos,João Batista,Simão de Cirene,ou ficar surpreendido com a existencia de evangelhos considerados apócrifos há 16 séculos.

Para além deste trabalho a Exegése preocupa-se ainda em conhecer a autoria dos textos biblicos independentemente daqueles a quem tenham sido atribuidos. Como exemplo posso dizer-vos que o primeiro livro da Biblia a ser escrito foi o de Isaias e pelo que hoje é o capitulo 8.Nunca Isaias escerveu uma letra,embora o livro tenha o seu nome.
A história prova que os primeiros textos sobre a vida de Jesus foram escritos cerca de 90 anos após a sua morte e na prespectiva de quem acreditava na Sua Ressureição.
Ainda no final do século III não paravam de ser encontrad0os novos textos sobre a vida de Jesus,o Cristo.
O total de evangelhos encontrados e conhecidos pela contemporaneidade é de 30 até ao século IV.

No seculo III Santo Ireneu viu-se constantemente confrontado com problemas de interpretação e de proliferação de textos ,supostamente revelados.
Ele próprio sentiu necessidade de selecionar aqueles textos que considerava válidos,travando o pulular de novos textos e as dúvidas que isso acarretava.As comunidades cristãs eram dispersas e com isso aumentava a necessidade de garantir a unidade da fé.
De todos os textos da época selecionou quatro.O critério que terá presidido a esta escolha foi o da popularidade e aceitação geral.Os evangelhos de Lucas,Mateus,Marcos e João eram os mais divulgados e mais conhecidos entre os cristãos.Todos os outros foram considerados apócrifos,ou seja não inspirados pelo Espirito Santo e por isso não seriam textos Revelados e Sagrados.
Ireneu traduz estes quatro evangelhos para o grego, e assim permaneceram até que no século XIV, São Jerónimo os traduza para o Latim naquilo a que hoje se chama a Vulgata Latina.
Fora dela,logicamente ficaram os outros 26 textos sobre a vida de Jesus.
Os evangelhos católicos são por isso textos escritos por muitas mãos, sujeitos a vicissitudes várias mas com uma carctetristica comum:-a igreja católica apostólica romana, considera que foram revelados pelo Espirito Santo-por Deus.



O Evangelho de Judas, ficou por isso de fora.Dai toda esta conversa.

Por ser considerado apócrifo permaneceu menos sujeito a atenções especiais, retoques e traduções.
No final dos anos 1970 foi encontrado num cofre de um banco de uma pequena vilória americana um velho paipiro em aramaico contendo o que seria o evangelho segundo Judas Iscariotes.
Vendido a uma antiquária que tentou vendê-lo a Yale depressa despertou uma enorme curisidade científica.

Depois de interesse pelo papiro,juntaram-se muitas energias para que fossem conseguidas as verbas necessárias para a primeira grande prova do documento - a datação pelo carbono 14.
Essa datação confirmou que o documento era original e de + ou- 259d.C, .sendo desta dat é contemporaneo da escrita nele contida.A primeira grande batalha estava ganha o documento é verdadeiro e digno de crédito.

A segunda etapa foi a reconstituição do documento original que foi concluida este mês.
A Universidade de Zurique criou uma equipa multidisciplinar muito completa para estudar o documento.
Cerca de 85% da totalidade chegou intacta.A parte perdida é diminuta e por isso permitirá uma leitura bastante completa de todo o texto.

A etapa seguinte é a tradução do texto para inglês.Só ai saberemos de viva voz, o que tem para nos dizer o evangelho de Judas.

A polémica já existente resulta das interpretações tidas como válidasmas, elas serão certamente actualizadas pelo documento original.
Judas Iscariotes era judeu,mal nascido e pertencia a uma seita dos zelotas que defendia a rebelião contra a ocupação romana,pela força.Era uma activista nos dias de hoje,um homem de acção.Não é uma verdade histórica que se tenha enforcado.A história deu-lhe o papel de bode expiatório.
Vamos ver o que nos revelam o documento histórico agora encontrado e estudado.



PAIZINHO

Esteve na Bahia.Chegou e demorou dois dias para relaxar.Conseguiu.
Ficou divertido,bem disposto e contente por estarmos juntos.Até começou a gostar da comida.
Apreciou as mulatas e as indias,embora esteja como o perdigueiro e cace primeiro de olho.
Gostou muito o Rio e menos da Bahia.Cumpriu um sonho.
Depois de tantos anos senti-me em paz com o meu pai.Capitulo encerrado.
Ela não gostou de nada.Acho que tambem não gosta dela.


Rio de Janeiro

Fim de semana divertido no centro de copacabana.
Gente bonita,vistosa,desportiva, e muito superficial.
Fui paquerado de manhã ,de tarde e de noite,mesmo de muletas.Soube-me bem. A bolsa ainda me dá cotação.
Descobrimos uma charcutaria,Garcia e Rodrigues,sentamo-nos à mesa e conversámos longas horas.o PAI também foi e adorou o Rio.
O Caco, o Ze,O Alfredo foram partilhando com o meu pai, divertido, alguns códigos da cultura gay.
Comemos bem .Uma especie de ida a Nova York para quem vive em 1940, na Bahia.


BOB-Volta Manuela Eanes

Socorro os pretos não sabem fazer mise de rolos.
Ela foi ao cabeleireiro e sentiu-se injustiçada.Ela não sabe viver sem a cabeça armada.Os rolos,bob na Bahia, são coisa que não se usa.Ninguém faz mise de rolos ripada...
Como pode um povo ser tão atrasado que não saiba usar a lata gigante da Fiero.Ela e a Maria de Belém são responsáveis por 79% do buraco do ozono.
Sempre com medo de ser assaltada e violada,não disfrutou de nada um só momento.
Incapaz de se relaxar ,não provou,não dançou não se permitiu desprender o corpo da mise de rolos.


Chove na Bahia

Este é o mês das chuvas e tem chovido mesmo.
Os sapos crescem em qualquer poça de agua e o coaxar não para.Há um cabrão que assobia toda a noite.


Ó Pátria sente-se a VOZ...

Não tenho tido,nem tenho querido nenhuma noticia de Portugal.
NO NEWS,GOOD NEWS


Código da Vinci

Um romance,só isso.O seu autor desconhece a essência da Obra e do Priorado.
Sabe uma pouco mais da maçonaria porque publicam muito.Acho que era suposto saber mais do que o suficiente para ouvir dizer, intrigar e fazer um romance .

Vou ver o filme no domingo,já li o livro


O Priorado

Tem eleições brevemente para eleger o Timoneiro e os Senescais.
O ultimo timoneiro falou publicamente em 1984.E mais não digo...

1 comentário:

Ivani Medina disse...

Todo ano surge uma novidade para colocar o cristianismo no século I, de acordo com o Novo Testamento. Por que será? Quando iniciei minha pesquisa diletante acerca da origem do cristianismo, eu já tinha uma ideia formada que pode parecer esdrúxula: a perseguição aos judeus. Portanto, nada de Bíblia, teologia e história das religiões. Todos os que haviam explorado esse caminho haviam chegado à conclusão alguma. Contidos num cercadinho intelectual, no máximo, sabiam que o que se pensava saber não era verdade. É isso o que a nossa cultura espera de nós, pois não tolera indiscrições. Como o mundo não havia parado para que o Novo Testamento fosse escrito, o que esse mesmo mundo poderia me contar a respeito dessa curiosidade histórica? Afinal, o que acontecia nos quatro primeiros séculos no mundo greco-romano, entre gregos, romanos e judeus? Ao comentar o livro “Jesus existiu ou não?”, de Bart D. Ehrman, exponho algumas das conclusões as quais cheguei e as quais o meio acadêmico de forma protecionista insiste ignorar.
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver