16/04/06

DOMENICA IN RESSURECTIONEM DOMINI

SURREXIT DOMINUS VERE
SURREXIT CHRISTUS HODIE
ALELUIA ALELUIA


Os primeiros a empregar a palavra Ressureição foram os evangelistas.Não aqueles que identificamos como os quatro evangelistas mas os anónimos que escreveram os evangelhos cerca de 90 a 100 anos após a morte de Cristo.
Todos os evangelhos são escritos na perspectiva desta ressureição.O significado contextual da palavra ressureiçãosignifiicaria ao tempo, a Viver para sempre e não voltar a viver numa ressureição do corpo e muito menos com a Assunção.
A atribuição oficial de uma ressureição corporal vem condicionar aquilo que a meu ver seria uma maior grandeza na missão do Crito histórico.Se Cristo é Deus,como eu firmemente creio,então Cristo (ungido,messias)é menor que Deus.
Estou convencido que Deus é só um e sempre o mesmo.A demanda e a revelação da Sua presença é que se faz consoante o contexto histórico e socio-cultural em que ocorre.Se a tradição da Igreja, e porque não dizê-lo também dos judeus e dos muçulmanos,tivesse percebido o simples facto de que Cristo,por ser Deus é maior que Cristo,teriam concorrido para a unificação e para a crença e louvor comum daquele que É-DEUS.Teriamos evitado mortandades sem conta,conflitos baseados em supremacias e Verdades reveladas que são todas,uma mesma coisa_
Deus É. Os orientais e os africanos não tem qualquer dificuldade ou relutância em aceitar isto.
É este caminho que alguns como eu se propuseram fazer.Sentirem-se em casa, numa mesquita ou numa sinagoga,ou num templo budista,na certeza que Deus se revela devagar aqueles que O procuram de coração sincero.Esta é uma passagem que todos poderiamos fazer.Páscoa de páscoas,acitando e sentindo aquilo que ao longo da história os homens foram construindo e descobrindo do rosto de Deus.
Ressuscitemos com um novo olhar.Podemos perceber em cada momento aquilo que nos pode juntar,deixando de lado aquilo que nos pode separar.É preciso ver para além da forma.Só assim Deus se revela.


SOCORRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOO

Não aguento.Quero voltar para a Bahia.
Estão deprimidos,chateados com a vida e arranjam problemas nas mais pequenas coisas.
Os velhos estão sempre em crise.Não se conseguem libertar do modelo educacional do Estado novo.Vivem o faduncho da Casa Portuguesa onde tudo é pequenito.
Os velhos em Portugal são muito chatos.Não aguento mais nenhuma explicação sobre fisioterapia e problemas de coluna.

Frio
Está muito frio.As casas são desconfortáveis e as casas de banho piores.

CAVACO

Alguém viu o Cavaco?Foi ao Hospital da Estefânia e depois... ouviram-lhe alguma ideia para Portugal?Ela vai la muitas vezes por causa dos netos!Portugal dos pequenitos.


BENTO, O CARALHO

Como de costume o Vaticano é sinuoso.
Fez uma celebração em São João de Latrão em que o celebrante,durante a alocução explicou os malefícios de quem escreve monstruosidades em nome de Jesus.Estava a referir-se a Dan Brown e ao Código da Vinci.
É certo que o autor é ignorante e desconhece muitas coisas porque são um saber hermético e iniciático a que ele não acedeu,mas cada um pode escrever o que quiser ,e a verdade é que é um livro que prende a leitura e é gostoso de ler.
O que o Vaticano parece ter esquecido é que não há má publicidade.Só há publicidade, e com esta ajuda só me resta esperar pela bilheteira do filme

Sem comentários: