21/06/08

o peso das palavras

Quanto custa este balaio mãe?

Quando cheguei à Bahia estranhei o facto de chamarem pai e mãe a toda a gente com uma enorme facilidade e sem qualquer restrição.
Vindo de Portugal onde estas palavras têm um peso parental enorme e são repletas de significado e de carga ficava empancado quando me chamavam assim.Nunca ouvi nenhum português chamar mã à velha que vende hortaliça ou ao velho condutor de uma qualquer carripana. Contive-me então na utilização da palavra a torto e a direito,reservando-a apenas para a Mãe-de Santo ou Pai-de-Santo,por se tratar realmente de uma realção maternal ou paternal conforme os casos.
Passados estes anos perguntei a um pai velho da Bahia porque razão utilizavam estas palavras tantas vezes e tão despudoradamente.
O velho pai pensou e respondeu-me com grande serenidade fumando o seu charuto.
Na tradição africana a questão da propriedade individual não é importante,e por isso não é vital saber quem é filho de quem, e consequentemente quem é o herdeiro e transmissor e o herdeiro.
Todos adultos são pais e mães porque as comunidades (dos escravos) eram corresponsáveis por todos os mais novos.
A sobrevivencia a educação e responsabilidade de educar e proteger os mais novos eram problema comum.


Dito isto,habituei-me-No dia que vou a São Joaquim fazer compras,como estou a ficar velho, cheio de cabelos grisalhos chamam-me pai em todas as bancas e os pivetes pedem -me a benção e um queimado.
A idade provecta está á porta,ainda que me falte a serenidade e a sabedoria,mas estou a trabalhar-me nisso.




JULIETA de Gounod das Sete Quintas,
teve os seus 5 cachorros esta noite.Detesta as agruras da maternidade e deixou morrer 2 por inexperiência.
Nascer é sempre sinal de que o universo e a natureza se renovam num infindar de vida.
A Zitinha e o Mário estão encantados com os novos habitantes da Casa do Pé de Jambo.



socialite




A zitinha foi a um forró e saiu na coluna social com um ar de diva....A minha filha é linda,casmurra que nem um jegue,bicuda mas adoro-a.

Sem comentários: