28/04/08

Inquisito

Amanhã, dia 22 de Abril, será inaugurado no Largo de São Domingos, o Memorial às Vítimas da Intolerância em Lisboa. Por iniciativa de Sá Fernandes apoiada pelo PS e pelo movimento “Cidadãos por Lisboa”. A 19, 20 e 21 de Abril de 1506 foram barbaramente assassinados e queimados cerca de dois mil judeus em Lisboa. Os acontecimentos tiveram início junto ao Convento de São Domingos e culminaram em duas enormes fogueiras, no Rossio e na Ribeira.

É muito importante que se diga que a História da Inquisição está muito longe de estar terminada. Há milhares de documentos, rol, por ler em enormes caixas e maços na Torre do Tombo e terras tão longínquas como na Bahia.
Neste momento houve ainda o IIIº congresso de história da inquisição, por isso a produção científica ainda é pouca para ajuizar as implicações totais deste processo.
O trabalho que me parece mais interessante, ainda hoje, para aqueles que não querem repetir o que diz a voz mediática e muitas vezes pouco fundamentada, é a «História da Inquisição», de António José Saraiva.

Sem comentários: