01/11/07

Cheguei à Bahia no dia de Todos os Santos

Dia de Todos os Santos é o dia em que se celebram aqueles que são santos mas apenas DEus conhece e não constam do calendário. É também chamado o verdadeiro tesouro da Igreja.
Amanhã celebram-se as almitas do Purgatório... aquelas que estão à porta e não entram... (isso lembra-me outras coisas, mas enfim.)

O VERÃO CHEGOU ....MUITAS DIFICULDADES, MUITAS ALEGRIAS, MUITAS TRISTEZAS E SOBRETUDO VONTADE DE ESTAR BEM...

Frei José Augusto Mourão, O.P, professor da Universidade Nova e um grande pensador,
disse-me uma vez que indagar se alguém era feliz, era no mínimo uma pergunta obscena...
A felicidade não existe.Ela sabe a mel e escorre, pelos dedos... tal como o mel. Nunca se saboreia.
Há uma mulherzita no Brasil, chamada Marília Gabriela (ainda falam da Ruth Marlene), que entrevistou um psicoterapêutico, psiquiatra ou qualquer outra dessas coisas, nos raros momentos em que ela o deixou falar, afirmo ele que tomava um tranquilizante e ia descansar em casa, sempre que tinha uma boa notícia. Assim, segundo ele, não tem o efeito imediato de entrar em fase descendente e de insatisfação. Só após vais lamber esse mel dos dedos.


A Baía de Todos os Santos é a maior baía brasileira e está localizada no estado da Bahia.
Foi nominada em 1501, quando uma expedição portuguesa foi enviada para reconhecer as novas terras descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral.
Era o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, de acordo com a religião católica.
Comandada por Gaspar de Lemos, acompanhado por Américo Vespúcio, cartógrafo e escritor que daria nome a todo o continente, passou a nomear todos os acidentes geográficos de acordo com os santos dos dias onde os mesmos eram identificados - cabendo à baía, local mais tarde escolhido para ser fundada a cidade que seria a sede da primeira capital brasileira - Salvador.
Graças

Sem comentários: