25/06/07

SOLSTICIO DE INVERNO/VERÃO


SÃO JOÃO O BAPTISTA, SÃO JOÃO O EVANGELISTA, SÃO JOÃO O ESMOLER, OU DE JERUSÁLEM, ideiais da Luz, e da Sabedoria Antiga da Tradição Templária.

ORDO AB CHAOS

QUE SE COMEMORE O SOLSTÍCIO!


Que ves Copérnico?
A ordem no caos.
Que procuras? Perguntou-he de novo o sacerdote.
SOLSTITIUM
A paragem do Sol .



Simbolicamente, a ligação da Terra com o Sol, que é dança da vida, pode ser definida por quatro grandes momentos, dois solstícios e dois equinócios. A união desses quatro pontos, num círculo que representa a natural rotação do tempo – a sua «roda» –, projecta a imagem de uma cruz, a recta que une os equinócios cruza a que une os solstícios.
Se o Inverno é a estação da escuridão, do frio e da austeridade, o seu solstício, paradoxalmente, representa o triunfo da luz e o renascimento perpétuo. Daí em diante, depois da mais longa noite, prolongar-se-ão progressivamente os dias, crescerá o sol, e a partir desse renascimento conquistará sempre mais espaço, num percurso ascendente; «rumo ao alto».
O fogo, fonte de luz e energia, natural exaltação desse Sol Invicto – no seu combate eterno com as trevas –, surge, desde os tempos ancestrais, como elemento central nos rituais dos solstícios por toda a Europa, das regiões eslavas ao extremo ibérico. Quando essa «noite mais longa» chegava era o fogo que deveria arder até que a alvorada despontasse e o abraçasse… triunfante, cumprido que estava o seu propósito: representar o revigoramento interior do homem – o espírito; e a afeição à comunidade – o sangue.
O Baptista,
Em Portugal, espero que o Porto tenha honrado o seu santo,porque o Brasil e a Bahia, dançaram forró toda a noite nas festas Joaninas.
Sao Joao Santo bonito
que bonito que ele é
com os seus caracois loiros
e o seu cordeirinho ao pé
não há nenhum assim
pelo menos para mim
nem mesmo o são José
Musica do Patio das Cantigas

Sem comentários: