14/10/06

HÁ QUE LUTAR


Nem tudo são rosas no Brasil.
A vida é caríssima, as pessoas são geralmente pouco educadas e existe a exarcebação do ter.
Ter um celular,ter um carro,ter uma casa grande,por oposição a ser educado,ser gentil,ser civilizado.Pouca gente lê,ou leu alguma coisa e a cultura musical resume-se ao Axémusic.As massas humanas são iguais, aqui, ou na China.
Nada disto tem importância quando nos centramos na razão que nos trouxe para o Brasil:
-Procurar uma vida saudável e tranquila,superarmo-nos desenvolvendo as nossas capacidades empresariais e pessoais
Ninguém veio para ficar rico,mas também ninguém veio para viver no aperto e no sufoco da grande maioria dos baianos.
Não se pode estar disponivel para pagar qulaquer preço para viver à beira-rio e dormir sesta. Este é o grande desafio e o grande receio.
É claro que Lisboa não tem qualquer interesse,é deprimida,mesquinha,sem ser uma grande metrópole nem uma cidade de província,é o que se chama uma media cidade.Não me venham dizer que no meio é que está a virtude ,porque sempre odiei meios,médios e mediocres.
A Bahia é dura,é dificil de adaptar,muito cara,muito pobre,muito suja,mas tem qualquer coisa que pende e nos prende.Sei o que é mas não vos vou dizer.Cada um descobrirá no seu mais profundo ser.
Em boa verdade,viver aqui é meio surreal.
Vivemos de facto no continente africano,em Angola ou na Nigéria.
É como se a realidade não fizesse sentido.
Os negros são também muito afáveis,simples,solidários,preconceituosos,oportunistas,enfim,pessoas de carne e osso.
Viver na Bahia é dificil.Ganhar dinheiro da Bahia é muito dificil,mas esta é a parte que a vida tem de interessante,podermos ter desafios, e vencê-los.
Faz um ano que começámos a preparar a chegada á Bahia.É cedo para balanços.
Se fosse hoje,não teríamos tomado algumas decisões mas para mudanças destas só com alguma dose de irrealismo,irresponsabilidade e aventura.
A maior parte dos empreendimentos que pensámos ter sucesso não vislumbram qualquer interesse.
Somos pois,para já, pequenos patos-bravos e confeiteiros de sucesso,.
Asseguro-vos que é o que mais me gratifica neste momento:
-Cozinhar.
So far so good.

1 comentário:

Anónimo disse...

O que me encanta em vcs não é o poder de renovação que sempre demosntraram, mas sim o renovar. Sobre a Bahia não quero falar, ainda estou ressentido com tudo isso, e muito compartilho no pensamento ... mas sou baiano e o bom e o mal que cá temos é o baiano. A elite é mesquinha, usurária e usurpadora; a classe baixa, esta sim, dominada e, pior, a classe média, sofismática, pois busca a rudeza da elite e se espelha no agir idolatra dos pobres. Um horror! mas já os disse, que bom por aqui estarem!!! Deixemos a Bahia (re) surgir, depois de anos de dominação política burra, rude e iletrada. Beijo, os quiero!!!
Carlos Luiz e Orlando