18/08/06

LIVRES PENSADORES


OS VALORES MAÇÓNICOS


OS irmãos maçons reconhecem-se como tal, por sinais ,por toques e por palavras, mas também por um conjunto de valores que partilham com todos os maçons do mundo.

  • o ideal de progresso individual e da condição humana sobre todos os aspectos.
  • a defesa da liberdade total de consciência, de pensamento e de expressão.
  • o ideal de harmonia entre todos os seres humanos pela tolerância no sentido lato aceitando plenamente o outro,tal como ele é.
  • a procura pessoal e interminável da Verdade e a rejeição de todo e qualquer dogma
  • coerência entre a condição de maçon e a vida no mundo profano.

Estes valores são actualmente os grandes valores da civilização ocidental post-revolução francesa, e post queda do Antigo Regime assente em privilégios divinos, de sangue e ou berço.

Estima-se que em Portugal haja 1200 maçons e na Europa anglófila e francófona europeu, cerca de 4/5 maçons por cidadão de idade adulta.

Os novos neófitos chegam desiludidos por uma sociedade ocidental,excessivamente preocupada com os valores materiais.Procuram uma espiritualidade diferente da religiosa que ocupa os Media com uma politica de comunicação extremamente desenvolvida.

A procura maçónica iniciática, simbólica e ritual traz provavelmente uma resposta apropriada às aspirações sentimentais e racionais.

A questão central para um maçon é também saber,se é possivel mudar o mundo em que vivemos?

Os homens podem influir na sua esfera de vivência pessoal e regional próxima, mas não podem inter-agir no universo em geral.Mesmo assim os valores humanistas, por oposição aos dois terços de população não ocidental, podem e devem ter algum peso.Cremos que eles sao valiosos.

A maçonaria pode contribuir para a aproximação e encontro de pontos de vista entre as civilizações?

A diversidade cultural de uma União Europeia a 25 vem provar que,apesar das dificuldades inerentes a uma grande familia,tem sido possível progressos e consensos extraordinários.Esses conssensos podem ser alargados a outros povos na busca da concordia,entendimento e respeito.

Muitas das instituições europeias têm maçons a trabalhar e a sua visão fraternalista e supra- nacional contribuiram concerteza para o avanço da consolidação desta imensa comunidade europeia que quer ser Humanista.

Os combates da maçonaria, atentos os seus princípios e as premissas exposta só podem remeter-nos para combates pelos quais nos devemos empenhar e trabalhar arduamente.

LIBERDADE DE PENSAMENTO

A liberdade de pensamento é indissociável da demanda de todo o maçon e, condição para todo o progresso,seja em que domínio for.Devemos conservar uma atitude de combate contra todas as tentativas de impôr um modelo de pensamento único.Lutar para que a internet seja um espco livre e nao tutelado.

LAICIDADE

Os Estados,em qualquer parte do mundo devem ser, laicos, justos e equitativos,sem distinção de sexo, raça, ou religião.

EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO

Igauldade de oportunidades para o acesso à instrução e educação,sem qualquer tipo de distinção e ou retriçâo.O direito á educação é inalianável .Com eles também o direito de construir estabelecimentos de ensino,respeitando os principios democráticos,bem como o dos progenitores de educar os seus filhos de acordo com as suas convicções ,sejam elas religiosas,filosóficas ou pedagógicas.

Vivemos num mundo inconstante e diversificado onde o principal objectivo é a busca do lucro e da riqueza.As balizas eticas não desapareceram.Elas existem e devem ser aprofundadas e trabalhadas na consciência individual.Não há outro caminho.

Os maçons têm de ser obreiros do seu auto aperfeiçoamento constante,em loja e fora dela e arautos do LIVRE,SEMPRE LIVRE,mas sempre LIVRE MESMO,LIVRE PENSAMENTO.

1 comentário:

Anónimo disse...

Provavelmente nunca poderei dizer: "Quando for grande quero ser assim!"
Já me pesa a idade no alto do meu metro e cinquenta...no entanto continuo a acreditar que todos somos Homens e Mulheres de bem e filhos do mesmo Deus.
Seguindo este principio tudo se torna fácil, a tolerancia acompanha-nos e o sentido da solidariedade fica enriquecido e a Luz desperta!
Esperta, espera e até desespera, mas aperta muito perto aqueles que dela esperam.
Parabéns!
Entendo agora o "Vão ao meu blogg, porra!"
Ana, a mulher de um amigo irmão