24/08/06

LER...


Estava a começar a ler a Casa na escuridão de José Luis Peixoto.
Aborreci-me.
Deitei-me no chão.
Na estante de madeira à altura dos olhos encontrei um livro de Philip Roth:
A MANCHA HUMANA. Veio-me à memória o meu melhor professor de português do liceu eo seu sábio conselho:
-Se um livro te aborrecer, fecha-o e pega noutro.Voltarás a ele noutra altura.
Comecei a ler e foi escorrendo.
é certo mque o MidleSEX não me interrssou,mas este...
.



Entrevista com Roth no Independent, depois da publicação do seu novo romance, Everyman.
Ainda sobre Everyman, ver crítica de Nadine Gordimer no The New York Times. Aqui, crítica no Times Literary Supplement (Philip Roth's arguments with life).




PRIOSTE E ROGER,

Os meus amigos pediram-me um texto para a parede das sua casa.
O que vivemos juntos é inequecivel.

Para Fátima e Rogério:


Sentamo-nos à mesa cansados e comemos.
Gosto de cozinhar para ela e de vê-la comer.É prazenteira e gulosa.
Ele vive de humor.Atenta nas histórias com que gragalhamos e remata-as como só ele sabe fazer.
É penteado e ponderado,como mais nenhum de nós.
Entrecruzamos as mãos.
Falamos a mesma linguagem.
Conhecemo-nos.
Sabemos o que nos distingue.
Respeitamo-nos.
Ela sobe e desce as escadas com energia.
Ele partilha conosco o seu saber.O Humor persegue-o, outra e outra vez.
Subimos e descemos vezes sem conta.
Tornámo-nos meia dúzia,com a mesma intensidade e amor.
Respiramos uns com os outros.Também sabemos ouvir-nos e chorar juntos.
Vivemos intensamente e sabemos que somos amigos.Sempre!
Escrevo com lágrimas que junto ao sal do oceano, abro a camisa debaixo do Cruzeiro do Sul, para mostrar o meu coração velho, que também é só vosso...

Paulo de Xangô

Sem comentários: