27/07/06

FILHOS DE XANGÔ



...KAO KABECI...






Filhos de XANGÔ

Para a descrição dos arquétipos psicológico e físico das pessoas que correspondem a Xangô, deve-se ter em mente uma palavra básica: Pedra. É da rocha que eles mais se aproximam no mundo natural e todas as suas características são balizadas pela habilidade em verem os dois lados de uma questão, com isenção e firmeza granítica que apresentam em todos os sentidos.
Atribui-se ao tipo Xangô um físico forte, mas com certa quantidade de gordura e uma discreta tendência para a obesidade, que se ode manifestar menos ou mais claramente de acordo com os Ajuntós (segundo e terceiro Orixá de uma pessoa). Por outro lado, essa tendência é acompanhada quase que certamente por uma estrutura óssea bem-desenvolvida e firme como uma rocha.
Tenderá a ser um tipo atarracado, com tronco forte e largo, ombros bem desenvolvidos e claramente marcados em oposição à pequena estatura;
Por essas qualidades, é relativamente fácil para os iniciados descobrirem que tal pessoa é de Xangô, pela aparência e modo de andar, o que é mais difícil para tipos pouco mais subtis e mistos como Oxum, Oçanhe e Omolu.

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo). Os filhos de Xangô, não costumam ser conhecidos socialmente como um tipo dado a aventuras. Não são os mitos sexuais de sua sociedade e é para muito poucos amigos que confessam suas conquistas, pois não faz parte de suas necessidades se auto-afirmar através desse expediente. São honestos e sinceros em seus relacionamentos mais duradouros, porque para eles sexo é algo vital, insubstituível, mas o objeto sexual em si não é merecedor de tanta atenção depois de satisfeito desejo.
Psicologicamente, os filhos de Xangô apresentam uma alta dose de energia e uma enorme auto-estima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção, principalmente, que sua opinião será decisiva sobre quase todos os tópicos - consciência essa um pouco egocêntrica e nada relacionada com seu real papel social. Os filhos de Xangô são sempre ouvidos; em certas ocasiões por gente mais importante que eles e até mesmo quando não são considerados especialistas num assunto ou de fato capacitados para emitir opinião. A postura pouco nobre dos filhos de Xangô e seu cultivo de hábitos considerados aristocráticos ou pouco burgueses, é resultado dessa configuração psicológica.
Porém, o senhor de engenho que habita dentro deles faz com que não aceitem o questionamento de suas atitudes pelos outros, especialmente se já tiverem considerado o assunto em discussão encerrado por uma determinação sua. Gostam portanto, de dar a última palavra em tudo, se bem que saibam ouvir. Quando contrariados porém, se tornam rapidamente violentos e incontroláveis. Nesse momento, resolvem tudo de maneira demolidora e rápida mas, feita a lei, retornam a seu comportamento mais usual.
Em síntese, o arquétipo associado a Xangô está próximo do déspota esclarecido, aquele que tem o poder, exerce-o inflexivelmente, não admite dúvidas em relação a seu direito de detê-lo, mas julga a todos segundo um conceito estrito e sólido de valores claros e pouco discutíveis. É variável no humor, mas incapaz de conscientemente cometer uma injustiça, fazer escolha movido por paixões, interesses ou amizades.
Xangô é o Orixá julgador, destruidor, inteligente, impulsivo, violento. Representa o poder transformador do fogo, é o padroeiro dos intelectuais e artistas. Seu número simbólico é o doze, assim como doze são os ministros, Obas, de Xangô.
Apesar de discordarmos da visão privilegiada do fogo como elemento de Xangô, insistimos que a pedra é seu símbolo básico, mais redutor e mais abrangente ao mesmo tempo.

20 comentários:

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

sou filha de XangÔ Agodô e estou impressionada com as descrições ... batem direitinho!
demais!

abs

- Amannda Mattos . disse...

Sou filha de Xangô Aganjú.

Unknown disse...

Roberto ferreira disse sou filho de xângo e tenho orgulho disso

diogo disse...

Bate certinho, assim como muitas descrições de filhos de outros orixás.
tenho muita duvida acerca meu orixa de cabeça

Bruno disse...

Fiz meu primeiro jogo na semana passada, sou mais um filho orgulhoso de Xangô Agodô, meu perfil se encaixa perfeitamente, fiquei muito feliz por todas as informações que estou colhendo, sucesso à todos.

Anónimo disse...

Tenho muito orgulho de ser um filho de XANGO tenho tudo haver com o descrito acima, amo o fogo e as mulheres...

Amanda disse...

eu sou filha de xângo e gostei muito do que li.Realmente ele é o SENHOR da justiça.

Anónimo disse...

realmente sou assim mesmo, tem hrs q tento ser diferente i não consigo a ingnorancia toma conta de mim ..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nadja disse...

Assim que me viram caminhando já concluíram que eu era Filha de Xangô.

Bastou meia hora de conversa para a ceretza ser concretizada.
A fita azul de Nosso Senhor do Bonfim da qual me foi colocada, minutos antes, arrebentou sozinha.

Então foi me dada a fita vermelha que está no meu braço até hoje.
Pesquisando mais sobre o assunto, vejo que realmente sou Filha de xangô.

E me orgulho disso.

Daniel Dofono D' Osoguian disse...

Sou filho de ayra e batem direitinho

Anónimo disse...

Sou filha de Xangô e tenho um imenso prazer de dizer que sou filha de Pai Xangô com Oyá.
Tudo se encaixa perfeitamente em mim, o andar, o temperamento, ...enfim, tudo mesmo.
Orgulho, fé, paixão.

Anónimo disse...

sou filho de xango agodo com oxum apara e ogum mege sou umbandista e tenho orgulho da minha religiao e meus orixas...

Anónimo disse...

Kao meu pai Xangô !

himeko disse...

acho que os filhos de xango deveriam ser mais comparados com um vulcão como combinação de todos estados de xango como uma pedra ligada ao fogo adormecido. acho que sou firme como pedra mais seu estourar saiu destruindo tudo basicamente é isso =]um vulcão mais claro nao muda os princípios do meu pai mesmo sendo xango relacionado como o senhos das pedreiras e da chama divina *-*

Anónimo disse...

Com muita honra o Senhor Xango é meu pai espiritual, via a justiça, kao Xango

Anónimo disse...

Sou filho de Xangô e acho incrível como faz sentido bate tudo rs... tenho muita Fé nos orixas

Anónimo disse...

Axo q sou filho de xango , mas minha numerologia da oxala e caracteristicas de ogum "