09/04/06

DOMENICA IN PALMIS

O domingo na Bahia é como antigamente me Portugal,incluindo o facto de vestirem a melhor roupinha para sair.
Os centros comerciais estão fechados.As pessoas juntam-se habitualmente em família,vão à praia,almoçam em familia e sobretudo gostam de ouvir música e de estar juntos.
Para a sensibilidade europeia não se deve sair de casa porque está tudo cheio de familias.Com o tempo aprendemos a achar graça,porque estão juntos e felizes de poderem conversar e claro, poderemdançar.

A família do pé de jambo vai à praia também.As praias em Iatpuã têm o incoveninete de ter sempre a música a tocar,mas lá vamos sobrevivendo.
A comida é espantosa.Peixe frito,puré de batata ou de aipim com carne,petitinga que é uma petinga ainda mais miudinha, e litros e litros de cerveja.Enfim,estamos a ficar aculturados.
O domingo é também dia de uma comidinha fresca e leve chamada feijoada à brasileira.
E lá vamos nós na Dora Célia cavalgando as dunas de Itapuã.


Arturinho
Recuperado comeu metade dos pontos que seriam para rtirar na segunda-feira...

Zitinha e Teco

Foram a uma festa de aniversário que começou às 19 e terminou à meia -noite.Horas de espelho tornaram o look verdadeiramnete rastafari.Menos mal!

DOMENICA IN PALMIS

Começa hoje a semana santa que terá no triduo pascal:última ceia,crucifixão e resureição na madrugada de sábado,o seu climax.
Albert Bukart pintou em 1959 um retábulo,de Cristo com São Joãopara a igreja de Riedling em Wuttenberg..
São João deita a cabeça com ternura no ombro de Jesus enquanto ele parte o pão perante todos.
O discípulo preferido de Jesus -João, o primo João valente e ousado que clamou no deserto, o evangelista João de visão larga que anteveu o apoclipse e se preocupou com a linhagem de Cristo,e séculos mais tarde, João Crisostomo(boca de ouro).Joões de quem gosto muito e que sempre falaram do regresso ao essencial, ás origens dos ensinamentos de Cristo.
Atentemos na essência da Páscoa,que apenas quer dizer passagem:

  1. Sempre que se juntrem e partirem o pão,estaremos juntos de novo.
  2. Não é preciso sacrificios hipócritas de animais para acalmar Deus.Sempre que se juntarem e partirem o pão,Jesus torna-se no cordeiro imolado e por isso completa o sacrificio necessário.
  3. Não estava lá deitado-Elas viram que Ele ressuscitou.

Como tantos de nós,tal como prova a exégese,naqueles dias,uma multidão aclamou aquele mistico...a mesma que pedirá a Pilatos para o condenar.



BENEDICTUS QUI VENIT IN NOMINE DOMINE
HOSSANA HOSSAN IN EXCELSIS
HOSSANA IN EXCELSIS DEO

1 comentário:

Anónimo disse...

O Meu Paulo de cada de dia...
Em domingo de Ramos ei-lo pujante, o paulinho das contradições... o paulinho das religiões... senão o fosse, outro mesmo se inventaria...
A casa e os santos católicos foram cobertos por panos e ramos de palmeira... nunca sem esquecer os contragouts e as guias de outros santos enroladas ao pescoços e ao baixo ventre...
E assim se convive... e assim se teima em viver... no Pé de Jambo... não sem alguma dor já que o paulinho das iras tudo desatina e tudo revoluciona..
E outra vida não se desejava... e outra vida não se viveria...
Ei-lo que surge, agora, pujante neste desabafo, o caquinho em todas as suas contradiçoes, neste domingo de outros Ramos...
O Caco Dele de todos os dias...

Caco
Pé de Jambo
9 de Abril de 2006