31/08/08

A verdade simples

As coisas mudam...mas basicamente



Nomes Brasucas
Leoncildo
Wellington
Osmar
Leovaldino
Leoncio
Sidónio
Danner
Dulcleidina
Uma questão de prespectiva...
A figura pode ter um fundo de verdade em qualquer lado mas aqui na Bahia é mais frequente os espelhos reflectirem outras realidades,não apenas nos homens mas também nas mulheres e sobretudo nas bichas...elas não têm noção.


28/08/08


Agora é tempo de arrancar

do peito este bater

agora é de tempo de pegar

no carvão que esta a arder

é tempo de mergulhar

na agua fria e escura

é tempo de dor.

Agora é tempo de esquecer o que foi o amor










Pequim terminou.Melhor,os jogos olímpicos de Pequim terminaram.

O mundo aplaudiu.

A cerimónia de abertura e de encerrmento foram enebriantes e grandiosas dignas de um gabinete de propaganda de uma nação efervescente,controlada egovernada pelo autoritarismo.Ninguém disse nada,em nome do futuro economico brilhante e dominador da China.A NOVA(neo-cumonoide)CHINA


Todos países fazem ou aspiram fazer negócios de monta com a China e isso implica concessões.Oh se implica!

A China fez dos Jogos Olimpicos numa versão grandiosa da abertura do Congresso Nazi em 1934 ou da modesta exposição do mundo portuguÊs em 40.Leni Riefhenstal não faria melhor

Tudo encenado ao minuto sem sopro,sem alma,sem vida.Um exército de clones limpinhos.

A cultura milenar chinesa completamente arredada do dia a dia dos chineses (não há uma unica construção antiga para além da cidade proibida) foi de novo trazida as luzes do palco em vestes manchurianas e mandarim,em cantos,gestos e danças que mais ninguém já conhece.

Pequim é agora uma cidade de novos audi A8 ,com poucas bicicletas e gente seduzida pela cultura da imitação do kitch e do plástico.

O Império do Meio triunfará e será :- a potência hegemónica mundial,a meio caminho de um mundo globalizado entre a Europa,EUA e Ásia e,Australásia.

Tudo o resto será orientalmente ignorado e triturado.






CASA DO BENTO

À Procura de Sally




-Mãezinha,quem é a Sally?

-A Sally?

-Sim mãe-respondeu ele, este programa com a Catarina Furtado que vai dar amanhã.

-Oh filho isso é músicas...a Sally é música.

-Oh mãe a Sally é um nome!

-Nome?Nome?Sabes que mais,antigamente era passodoble,valsas,tango.Agora inventam essas danças que ninguèm conhece.

Bric á Brac



De Rosa ao peito na roda
Eu bailei com quem calhou
Tantas voltas dei bailando
Que a rosa se desfolhou


Quem tem, quem tem
Amor a seu jeito
Colha a rosa branca
Ponha a rosa ao peito

Ó roseira, roseirinha
Roseira do meu jardim
Se de rosas gostas tanto
Porque não gostas de mim?
Mariza,(esta miuda tem jeito)

Cimeira(sul) Americana,

Longe vão os tempos em que o ministro dos negócios estrangeiros do Brasil afirmava que o que estivesse bem para os EUA,estava bem para o Brasil.
Volvidos 40 anos e no dealbar deste novo milénio do novo-riquismo dos paises emergentes, Lula organizou com Chaves,a cimeira para discutir os problemas, leiam-se económicos,da América do Sul.Empreendimento arrojado que marca a liderança desta nação que, por graça de Deus herdou um pais rico e sempre o administrou perduláriamnete.


Desta feita não participam ,e muito bem,nem Portugal nem Espanha e muito menos os EUA.
Este é um claro sinal do crescente poderio do Brasil,cada vez mais independente e livre de velhas amarras que sempre o sufocaram.Assim deixa também de ter desculpa para chorar sobre passados colonialistas e outros quejandos.É tempo de afirmar a brasilidade,a sua capacidade de gestão de recursos económicos e a sua consciência social na distribuição deste mar inegualável de riquezas.
Por muito que os brasileiros não gostem,Lula ficará para a história como um dos melhores presidentes do Brasil.
Quanto á atitude de Portugal perante esta nação reconhece-se calaramente que não tem estratégia...os embaixadores,na sua maioria etnocêntricos e etnográficos,distribuem-se num sem número de embaixadas, sem qualquer interesse para Portugal(mas importantes para a carreira diplomática),de croquete em croquete,sempre preocupados com os criados e a piscina,deixando de lado a unica diplomacia que conta neste momento-a económica.
Em Salvador a presença portuguesa é inexistente...espreitem o instituto cervantes e o confuccio e aprendam a trabalhar.



Casa do Bento

-Este Agosto já não é Verão.Exclamou ele, sentando-se no sofá da sala.

-Porquê? respondeu ela,Agosto é o mês das canículas.
Descontas um dia e, a partir do dia 2 cada dia é o tempo desse mês.
-Ai sim ?retroquiu ele já indignado,mas hoje é dia 19, por isso o Verão deveria ter retornado a 14.
-Pelas tuas contas,-respondeu ela furiosa,mas voces os mais novos pensam que sabem tudo!


Nomes da Bahia de todos os santos,
Odiosvaldo
Roquenilde
Cristicilo
Lubencildo
Girlene
Gildete
Lismar
Eliedson
Anatanael
Ocsiogénio
Maguina
Washington
Rickn
Leomar
Cleverton
Marcinildo
Deulice
Lesintânia
Rosangela
Rocilda
Sida
Se disserem que se chamam Manuel,eles riem-se,encolhendo os ombros perante o facto de sermos portugueses.
Parabéns
Z fez anos.Foi uma festa divertida no Pelourinho, na taberna Cravinho.
Dançou-se samba de roda até não poder mais,ou seja até nos porem para fora.
Valeu ex-futura-sogra.Parabéns.

Carita,
Chegou feito abelhinha na sua vespa.Gostei tanto do rever.
Um abraço apertado da Bahia.

Salomé está grávida,
Os cachoros nascem nas canículas de Setembro
Lisboa,


Pertencemos onde nascemos e pronto.Sinto-me em casa.
Gostei de a rever,masi rica,mais sofisticada,mais consumistas,masi capitalista,mais pessimista,mais mentirosa,mas a mim não me engana ela.Sei o que me espera.

22/08/08

CAMINHO de Regreso-a que casa?

A Geòrgia é o centro das atenções mediáticas neste verão mundial.

Os actores principais intervenientes no conflito,bem como os secundários e os maquilhadores de serviço multiplicam-se em declarações.
Eu fui aluno de um diplomata fascista,(Franco Nogueira) mas brilhantemente inteligente que me ensinou História.
Quem controla o centro da Geórgia onde estão todas as vias de comunicaçao,controla toda a Geórgia.Quem controla a Geórgia controla o Cáucaso do Sul e o Cáucaso .E quem controla o Cáucaso controla a bacia do mar Negro e do mar Cáspio,incluindo a Ásia Central.

Medved e Condolezza a malta està atenta as vossas tangas e podem ir-se foder.


Regresso à BAHIA DE TODOS OS SANTOS hoje dia 22 de Agosto
Tenho na bagagem um filme do Sean Penn para ver.
Ainda estou a caminho,nesta introspeçao dolorosa e profunda.

21/08/08

Cavaco veta a lei do divórcio

A igreja e Rádio renacença,exultam em textos de abertura de noticiário...a desculpa são sempre as crianças.
-Queridos eu sou traumatizado por ser filho de pais juntos...

19/08/08


CAL reúne textos de natureza diversa (3 poemas, 17 contos, 1 peça de teatro), ancorados num espaço rural e na vivência e memória dos mais velhos. Aqui, a experiência da duração, da continuidade, funde-se com o sonho e com a loucura, num tempo fora do tempo. Como um «fio puríssimo de luz», uma «ausência presente» atravessa os gestos e as emoções destas figuras. Em cumplicidade com a morte, a vida torna-se mais límpida, talvez mais pura. A luz, como «treva visível» - força redentora das suas personagens -, é certamente um dos fios condutores de CAL.
Parte dos textos incluídos neste livro tiveram uma publicação limitada na imprensa escrita. Os poemas «Olhe os seus netos. Eles hão-de querer que o avô», «As mulheres de 80 anos sentam-se em todas as cadeiras» e «A gente corremos pelas ruas da vila» são aqui publicados pela primeira vez. A peça À Manhã foi estreada no Teatro São Luiz, em Lisboa, em Janeiro de 2006 e reposta em 2007, com encenação de Natália Luíza e Miguel Seabra.
O Caco a quem muito deve o Sao Luiz que não é dos franceses,ajudou ...

Não li mas tenho para o avião.



EU E ELA,
Ela pensa em mim e eu penso nela.Sinto-me menos sózinho.
Vivo melhor porque ela existe.

Beijos daqui de à Beira-Tejo.

13/08/08

Lisboa em Agosto


Estou em Lisboa.Ainda a amo.

Está linda e luminosa.

Os verões já não são com os calores da minha infancia.

Esta sofisticada,coquete,crescida.Está uma cidade linda.

AI,AI LISBOA canta,canta que me encantas,pois a Bahia não tem garganta para calar a tua voz.


Dia 21 regressarei.



Casa do Bento

sentados no sofa na sala da televisão em face de uma imagem do Bin Laden:


-Veja lá que estes caramelos nunca mais apanham o Bin Laden.Disse ele tentando manter a conversa.

-Quem é o Bin Laden?-perguntou a mãe calmamente?

-Oh mãe po amor de Deus,quem é o BIN Laden?????-exclamou ele levantando um pouco a voz

-Estás com vontade de conversas parvas.

Sabes que mais,ele também não sabe quem eu sou!


28/07/08

crescendo


CRESCER,



é entender que se deve estar no mundo como uma matriarca no meio das crianças:

-elas correm, gritam, acusam-se umas às outras, caem e partem coisas, enquanto a matriarca mexe o tacho da comida e pensa que esta Primavera está um pouco mais fresca que a do ano passado. Este é exercicio extenuante e dificílimo da sabedoria e da simplicidade.
Cachapa,Possidónio

26/07/08

PARABÉNS FILHA



27 DE JUUUUUUUUUUULHO

Parabéns Zitinha,tu és a minha menina, a menina dos meus olhos,a ruga do meu sorriso,o paladar da minha boca,tu fazes-me feliz.
Nanã Te acompanhe sempre.


SÓ SE AMA UMA VEZ


Ainda hoje vou-me embora pra Candeias

Ainda hoje meu amor eu vou voltar
Da terra nova nem saudade vou levando
Pelo contrário, pouca história pra contar
Quero ver a lua vindo por detrás da samambaia
Rede de palha se abrindo em cada palmo de praia
Quero ver a lua branca clareando como um dia
E nos teus olhos de espanto
Tudo quanto eu mais queria
Ainda hoje vou-me embora pra Candeias
Ainda hoje meu amor eu vou voltar
Da terra nova nem saudade vou levando
Pelo contrário, pouca história pra contar
E nas sombras lá de longe
Lá onde o céu principia
Quero ver mestre proeiro no remo e na valentia
Procissão de velas brancas no sentido da Bahia
Caetano Veloso



É preciso mudar,para que tudo fique na mesma,


O Brasil tornou-se o maior produtor mundial de leite.Certo.
O deficit foi reduzido a zero,a divida externa paga,o Chile aceitou passar a comprar carne de porco brasileira,tornou-se maior produtor de maças verdes e de uvas de mesa da América do Sul...
e este povo Senhores?O que é que muda na vida deste povo?



Portugal deve estar a caminhar no ritmo da silly season de Agosto...o costume.


A S e a MJA voltaram para Lisboa,já tenho saudades.

Tio-clamava ela-o rapaz era esquizofrenico.

-O que é esquizofrénico Maria João?

-Essa conversa é para termos sozinhos.




PÉ DE JAMBO REVISITADA,ou porque ainda gosto da Bahia,




















QUERO UMA CAMARINHA DO MECO!

15/07/08

A SUL nada de novo




Ao que parece, “Fantasma Sai de Cena” é a despedida de Nathan Zuckerman, o alter-ego de Roth, agora impotente, incontinente e sofrendo com as perdas de memória - algo cruel para quem vive das lembranças como seiva da vida.
Mas também cheira a uma despedida do próprio Roth - uma despedida triste, diga-se de passagem. Há um odor amargo no final do livro, um odor que fica com o leitor quando este percebe que tanto o personagem como Roth não possuem meios para encarar a derrota da vida. Porque a vida, meus amigostem sido isso: um constante atravessar da linha da sombra, se não for da juventude para a maturidade será da maturidade para o nada.?
É isso que sempre procurei saber.Agora,com estas experiências visionárias, que só o toque no além proporciona, sabemos que o "nada é tão colorido com o "tudo".
Qual será o mais interessante? O nada, ou o tudo? Os dois, pois.
Roth bate na tecla da mortalidade com uma frequência que nos deixa estonteados; mas aí vem a pergunta: será que a vida é só isso - derrota atrás de derrota?
Para Roth e Zuckerman, a resposta é positiva. Não há volta para qualquer acto, até mesmo para a grande literatura. De nada adianta criar uma obra - a vida pedirá um preço e este será alto demais. Para quem era conhecido como um “transgressor” no início de carreira, Philip Roth atravessa a sua última linha de sombra como um conformado com a decadência e com o fim. Talvez este seja o caminho de todos os marginais - de maior ou menor talento.



J.A.Mourão,

Um poema que hoje me serviu de consolo.


Cura-nos, Senhor
do temor e da incredulidade
da cegueira e da desesperação
da tristeza sem causa e do assombramento
do amor e das saudades

livra-nos do pino do dia
em que te não esperamos
e pesasda inepta vaia a alma


e que a asa da tua madrugada
nos acorde para o trablaho de fé
e a hora de compaixão que não tem hora.

in "Declinações o nome e a forma"


Inverno na Bahia,

Chuva e um frio de 23 graus.O povo com calções de surf,ou de ir á praia,com botas de montanha e anoraks de penas.

As mulheres, essas sempre,como se fossem para o casino Estoril.

Umas putas cheias de lantejoulas.

Na oficina onde fui trocar de pneus a recpcionista tinha uma calça de setim preto á boca de sino e uns saltos agulha com a biqueira em funil...enfim.


Gula Santa

Buffet(oh palavra odiosa) de petiscos à "baiagal",uma mistura que nem eu sei.Os valores monetários da nossa empresa, acompanhados das palavras mais apreciadas no terceiro mundo de raiz portuguesa:promoção e caprichado.Foda-se!


Julieta com tres filhos gordos.Os da casa serão o Rissol e o Camarão.


ACORDO ORTOGRÁFICO

Continuamos na letra A

ÁGUA DURA-cachaça

ABRIR O GÁS-ir-se embora

AMARRAR O FACÃO-entrar na menopausa ou andropausa

AGONIADO-aflito,apressado

ANTENADO-Maluco

AVOADO-Desligado

ASSUNTAR-Prestar atenção

ASSANHADO-despenteado



08/07/08

Transfiguração



Transfiguração


Ver o que os outros não vêm,sentir o que os outros não sentem.Essa é a revelação que só acontece aos olhos doces,ao que transcende e procura o transcendental.
Muitas vezes neste amontoado de favelas e de injustiças pergunto-me que graça acho eu a este buraco no fim do mundo?O que é que, apesar de tudo o que me irrita nos brasileiros, me prende aos seus encantos e requebradas e ao seu jeito de viver?
Acho que em Portugal, e no mundo por onde vivi ,assitimos a um empobrecimento geral da capacidade de acreditar ou de inaginar uma vida diferente.Essa capacidade os baianos têm de sobra.Sempre acreditam,mobilizam a imaginação para tornar a vida diferente.Isso prespassa em cada segundo.E também é disso que eu gosto.
A vida não é um roteiro de cinema ou uma peça teatral,mas articulação de tudo para efeitos dramáticos está muito bem pensada,só que a vida não pensa.Vivemos no caos.
O que se passa é que vivemos num espaço limitado,dentro de outro espaço que escapa completamente à nossa reduzidissima e limitadissima capacidade de apreensão e compreensão.



Jeronimo,


Fui ve-lo cantar na escadaria da Igreja de SantoAntónio Além-Carmo
O concerto faz-se ao contrário do habitual emm todo o mundo:-os cantores actuam na parte baixa e o povão fica escadaria acima.Dancei até não poder mais.

Nessa cidade todo mundo é d’Oxum

Homem, menino, menina, mulher

Toda cidade irradia magia

Presente na água doce

Presente n’água salgada

E toda cidade brilha

Presente na água doce

Presente n’água salgada

E toda cidade brilha

Seja tenente ou filho de pescador

Ou importante desembargador

Se der presente é tudo uma coisa só

A força que mora n’água

Não faz distinção de cor

E toda cidade é d’Oxum

A força que mora n’água

Não faz distinção de cor

E toda cidade é d’Oxum

É d’Oxum, é d’OxumÉ d’Oxum

(Ia aguibá, ia aguibá, aguibá

Ia Oxum aura olu, olu,

oluOlu adupé, aguibá Oxum auráOlu, olu adupé, adupé)

Eu vou navegar

Eu vou navegar nas ondas do mar

Eu vou navegar

Nas ondas do mar

Eu vou navegar nas ondas do mar




Chapinha?


Tem chovido na bahia nos últimos 15 dias,a cidade fica pálida e meio tristonha como eu.
Como aqui toda a gente,mas sobretudo as mulheres, independentemente da raça aspiram a ter um cabelo liso-absolutamente liso-submetem-no,ora a um corte rasteiro,no caso dos homens,ora a alisantes,escovas e chapinhas,no caso delas.Quando chove ficam todos em estado de choque.É como se no cair de uma gota de água o trabalho de horas se transformasse numa enorme carapinha black power.
Seja branca ou negra tem horror a uma chuvada.
Diz-se que são de papel ou açucar.



CASA DO BENTO

-Está lá,mãezinha?

-Sim filho.Exclamou ela com contentamento na voz.

-Já tinhas ligado?

-Sim.Respondeu ele.

-Pois.Fui a Fátima com a Tia Leonor,com a Sofia e o Zé Eduardo.Senti-me muito bem.Pedi á Senhora de Fátima por todos.Trouxe uma garrafa de água da fonte do santuário que é boa para tudo.
-Viu a nova Basílica?-indagou curioso.

-Vi.Gostei.Quer dizer,é muito moderna e as pessoas não estão habituadas...os santinhos parecem pobretes com cara de esgazeados...olha, parece um circo.Não sou desta criação.Os padres agora também deram em palhaços...daqui a nada só já gosto da azinheira.Poem-se com modernices,nem toalhas de renda,nem jarras de porcelana, é tudo uns paninhos de limpar o pó e umas enjonguices que nem o diabo gosta.Devem mas é ficar com o dinheiro, com o que lai vai em velas.


ACORDO ORTOGRÁFICO

Para quem quer compreender BAIANÊS:


A


  • A COLHÃO-de qualquer jeito,a bem ou a mal

  • A DAR DE PAU- em grande quantidade

  • ABESTALHADO-estupido,burro.

  • ARMADO-de pau duro

  • ARERE-Confusão

  • ARROZ DOCE-pessoa que está em todas as festas

  • AONDE-sem qualquer hipotese,de maneira nenhuma

03/07/08

ABISMO








Andamos sempre à beira do abismo.


Se calhar é isso que é a vida.Tentamos todos os dias ser boas pessoas,passamos as fases do cinismo,do altruismo,da incompreensão,da zanga com o mundo,da constestação,do ódio,raramente da felicidade...no final pensamos que quando formos adultos,maduros,tudo se acalma e,de repente,tudo recomeça.Com outras cores,mas recomeça.
Andei a ler uns textos de S.Bruno,cenobita e eremita do seculo XI,fundador da Ordem Cartuxa.Era um visionário generoso e de uma entrega sem limites explorando os limites do
auto-conhecimento e da visita ao interior de si mesmo.Muitos dizem querer fazer essa viagem interminavel,essa hercúlea tarefa.É o trabalho de varia vidas.
S.Bruno define um factor decisivo para essa viagem :- o EQULIBRIUM.
Balancear as emoções ,as paixões a inteligência e o seu infatigável EGo.
Serenar e encontar-se com o transcendente.
Oh meus orixás! É tudo o que quero.
EQUILIBRIUM
Temperar a vida com equilibrio,equilibrar a cabeça e alma que não dá descanso.
Encontar-se e concretizar o ODUM-o caminho .
Não sei se morro antes,mas estou a caminho .


Vejam as 4 partes desats reportagens no youtube porque é uma entrevista que se realiza uma unica vez na vida.

ADORO VIDAL.Ponto final.
Caco tens de ler...eu vou ser assim em velho.
«It’s my interview, so we’ve got to stay with me»



-«(…) Are you a supporter of gay marriage?

I know nothing about it. I don’t follow that.
-Why doesn’t it interest you?

The same reason heterosexual marriage doesn’t seem to interest me.
-If we look at the situation apart from you…

It’s my interview, so we’ve got to stay with me.
-Have you ever considered leaving the United States permanently?

No, it’s my subject.
-Do you read a lot of contemporary fiction these days?

Like everyone else, no, I don’t.
-Anyone in the 20th century you might have a kind word about?

Yes, I liked Italo Calvino, and I thought he was the greatest writer of my time.
-Your new collection includes an essay in which you note, “Calvino does what very few writers can do: he describes imaginary worlds with the most extraordinary precision and beauty.”

-What about American novelists?

Can’t think of one.
-Norman Mailer?

Oh, dear, we’re not going to go into pluses and minuses now.
-(…) What do you think is your own best novel?

I don’t answer questions like that. Ever. And you ought not to ask them.
-Well, it was a great pleasure talking to you.

I doubt.


A S. está por cá.
Não se quis ir embora da Bahia.Tem sido fundamental para o Pé de Jambo.Ajuda mais do que imagina.Gosto dela.Vivam os travesseiros,que não sejam de Sintra.
Com ela veio a maravilhosa Maria João.É de Oxalá.
Oxalá lhe traga a paz que só ele alcança.



Tem festa no terreiro,

O Afonjá -um dos maiores,mais antigos e mais prestigiados terreiros de Salvador está em festa de Xangô.Muito bonitas e muito bem dançadas.Tudo com muita elegância.
Ainda assim Portão e o seu Terreiro de São Jorge,mais popular,é mais quente e vivido.Mas a vida traçou-me outro caminho
Xangô é a energia do fogo,do raio,do trovão e da justiça.
Ele é o último rei iorubá de oio.A ele se pede a justiça e a prosperidade.
KAO KABIECILE.


Boteco do França
No domingo fomos todos com o Angelo Felgueiras em escala de comandante,e mais meninos ver o pote de fogo de xangô.De seguida fomos a um dos meus botecos preferidos na cidade-o Boteco do França.
Come-se carne do sertão,uma especie de bacon, desfiada com cebola e farofa(farinha de mandioca).Delicisoso.
A Sofia comeu a meias comigo,o salsichão do Ed que estava delicioso.


Monti,
como fantasma,aparece,arregaça e parte...até que tenha sede.

Zitinha e Teco
almocei com eles na segunda-feira.Estavam lindos.Ela bem vestida,porque sabe que eu embirro com abat-jours de cu, ele despido e rasgado.Somos super cumplices.
Adoro os meus meninos.A parte bonita da história da minha vida é ter construido uma familia,unida e amiga,que sobreviverá a tudo.
Tudo sem excepção.
A zitinha tem um blog

http//alarecherchedezita.blogspot.com
tragicamente adolescente e de Nana...com toda a certeza,velha e embirrante.






DICTATES




quero fotos do palácio do banqueiro de Lisboa e seu aeromoço.
quero umas chinelinhas tigreza da LOUIS VUITTON
quero uma semana de neve em Portillo
quero ignorar o dono do shopping
quero que a nav me de mais um ano de licença
quero um final de tarde no meco seguido de um lauto jantar no pinhal
quero uma boa noite de sexo
a ordem,hoje é arbitrária.












30/06/08


Julieta e seus filhos...
Hoje tou num dia de ir para Lisboa.
ATOTO.

23/06/08

CELEBRAR O FOGO E A LUZ







Na Bahia ficam loucos.
Acendem fogueiras á porta de casa,viajam para o interior e bebem licor comemorando a fartura e as colheitas à luz do fogó que a todos ilumina.



CELEBREMOS O FOGO A LUZ E A FARTURA


SOLSTÍCIO DE VERÃO /INVERNO



Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 de dezembro e em 21 de junho. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre no dia 21 de junho, e o solstício de inverno ocorre no dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre no dia 21 de dezembro, e o solstício de inverno ocorre no dia 21 de junho. Estas datas marcam igualmente o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico

Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal da religião cristã. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas pagãs das mitologias persa e indú referenciavam as divindidades de Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo solstício de inverno. A cultura do império romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o fortalescimento da religião cristã, a data em que se comemorava as festas pagãs do "Sol Vencedor" passaram referenciar o Natal através da comemoração do nascimento de Jesus Cristo, sem vínculos diretos com as antigas festas pagãs
Na linha do equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com 12 horas de luz e 12 horas de noite. Desse modo os solstícios nessa linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longas e somente podem ser observadas pela máxima inclinação da luz solar para o norte ou para o sul. Na linha do equador não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno uma vez que demarcam a separação dos hemisférios norte e sul da Terra.
Nas linhas dos trópicos de Câncer e Capricórnio, os soltícios de verão respectivos a cada hemisfério da Terra, coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem verticalmente.
Nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os soltícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano: verão ou inverno, respectivamente.

A MAÇONARIA E OS TEMPLÁRIOS CELEBRAM HOJE OS SEUS ÁGAPES RITUAIS



(No séc XVII a maçonaria sentava à mesma mesa todos.Burgueses,nobres,comerciantes,literatos numa refeição partilhada.
Os meus irmãos em Lisboa celebram hoje o seu ágape e daqui desta Bahia onde há 40 loj:. deixo um texto de partilha)




Os povos da antiguidade celebravam seus banquetes místicos e religiosos: os egípcios e gregos celebravam banquetes sagrados; os romanos celebravam o “lectisternium” ou festim realizado defrontes dos deuses que adoravam; os judeus se reuniam em prescritas por Moisés; os primeiros cristãos celebravam suas refeições de amor e caridade, com o nome de ágapes, durante os quais, pór ultimo, houve tantos excessos e desordens que foi necessário suprimi-los; no entanto, entre os Maçons, tem sido conservado em toda sua pureza
Os banquetes maçônicos são essencialmente místicos por suas formas, e filosóficos por seus princípios. A tradição não legaria uma cerimônia que tive-se um fim frívolo. Nossos ágapes completam a grande alegoria que se desenrola nos diferentes graus.
A forma de nossa mesa lembra o circulo do Zodíaco, cujos pontos equinociais são ocupados pelos VVig\e os socialistas pelo V\M\,no verão correspondente ao superior e no inverno ao inferior. As tangentes paralelas ao diâmetro solsticial são ocupadas pelos demais OObr\. O Ord\e o Secr\a 50 graus, respectivamente, doV\M\.
Os materiais , que ocupam a mesa lembra os três reinos da Natureza e os utensílios tem nomes guerreiros, para lembrar as lutas que os nossos antepassados tiveram que enfrentar para que a Liberdade, Igualdade e Fraternidade viessem a ser possiveis.
Os equinócios e solstícios receberam o nome de portas do céu ou das estações do ano. Os dois solstícios de inverno e verão ou das duas portas (Janua ) ou festas solsticiais maçônicas, deram origem aos dois.
Santos João Batista e João Evangelista.
Em nossos banquetes há sete brindes cujo número é igual aos dos sete planetas conhecidos na antiguidade e, como representam deuses, os antigos lhe ofereciam sete libações, hoje, substituídas por sete brindes maçônicos a diferentes poderes. Hoje, os Planetas conhecidos são nove, porém a Maçonaria conserva sua antiga tradição.
A primeira libação era ao Sol. Hoje e substituída pelo brinde ao Chefe da Nação e sua família.
A Segunda libação era á Lua. Hoje é substituída pelo brinde á GOB - GOSP, e seu grão mestre e sua família.
A terceira libação era a Marte, divindade que entre os antigos presidia os conselhos e os combates, Hoje é substituída pelo brinde ao V\M\ da Loj\.
A quinta libação era á mercúrio, o deus que vigia. Hoje é substituída pelo brinde aos VVig\.
A Quinta libação era a Jupiter, dito também o deus da hospitalidade. Hoje é substituída pelo brinde aos visitantes LLoj\co-irmãs.
A Sexta libação era a Vênus, o símbolo da natureza. Hoje e substituída pelo brinde aos OOf\e todos os Membros da Loj\e, em especial, aos novos iniciados, cuja principal ocupação é o estudo da Natureza.
A sétima libação era a Saturno, cuja intensa órbita parece abarcar a totalidade do Universo. Hoje é substituída pelo brinde a todos os MM\espalhados pelo Universo.
O ágape fraternal é uma festa que pertence á categoria das mais antigas solenidade e a Maçonaria tem conservado, até hoje, o que de mais belo há nelas.
A Maçonaria, tão fecunda em felizes e sublimes alegorias, conserva esta como simbolizando: o triunfo completo da luz sobre as trevas.
Simbolicamente, os trabalhos são abertos ao meio-dia e terminam á meia-noite, para indicar que o homem chega a maturidade antes de poder ser útil aos seus semelhantes, mas desde esse momento até seus últimos instantes, deve trabalhar, sem descanso, para a felicidade comum. Há, no entanto, outras razões, uma das quais é que o Zoroastro, um dos fundadores dos mistérios da antigüidade, recebia os seus discípulos ao meio dia e se despedia deles á meia noite, após o ágape fraternal com que terminavam os trabalhos.

A todos os meus irm:.
UTERRARUM ORBIS ARCHITECTONIS AD GLORIA INGENTIS
T:.A:.F:.



R, M:.M:.



22/06/08

Chegou o Inverno á Bahia 25º


Casa do Bento


-Esta lá,mãezinha?

-Olá querido a mãe está cheia de saudades.Estou em casa da mana.

-Então não foi dançar o São João?

-Oh filho por amor de Deus.Este badameco da Câmara fez um Santo António no Terreiro do Paço,fui com a tua madrinha,chegamos la ,não havia arraial.Só havia um bando de putéfias a dançar o Tango.

Está tudo doido.Até Santo António tem de gramar com as estupadas dos politicos.

Já a procissão foi uma miséria,poucos andores e só velhos e nem repicaram os sinos.

Os padres agora também não querem trabalhar...olha querem é tango!

21/06/08

o peso das palavras

Quanto custa este balaio mãe?

Quando cheguei à Bahia estranhei o facto de chamarem pai e mãe a toda a gente com uma enorme facilidade e sem qualquer restrição.
Vindo de Portugal onde estas palavras têm um peso parental enorme e são repletas de significado e de carga ficava empancado quando me chamavam assim.Nunca ouvi nenhum português chamar mã à velha que vende hortaliça ou ao velho condutor de uma qualquer carripana. Contive-me então na utilização da palavra a torto e a direito,reservando-a apenas para a Mãe-de Santo ou Pai-de-Santo,por se tratar realmente de uma realção maternal ou paternal conforme os casos.
Passados estes anos perguntei a um pai velho da Bahia porque razão utilizavam estas palavras tantas vezes e tão despudoradamente.
O velho pai pensou e respondeu-me com grande serenidade fumando o seu charuto.
Na tradição africana a questão da propriedade individual não é importante,e por isso não é vital saber quem é filho de quem, e consequentemente quem é o herdeiro e transmissor e o herdeiro.
Todos adultos são pais e mães porque as comunidades (dos escravos) eram corresponsáveis por todos os mais novos.
A sobrevivencia a educação e responsabilidade de educar e proteger os mais novos eram problema comum.


Dito isto,habituei-me-No dia que vou a São Joaquim fazer compras,como estou a ficar velho, cheio de cabelos grisalhos chamam-me pai em todas as bancas e os pivetes pedem -me a benção e um queimado.
A idade provecta está á porta,ainda que me falte a serenidade e a sabedoria,mas estou a trabalhar-me nisso.




JULIETA de Gounod das Sete Quintas,
teve os seus 5 cachorros esta noite.Detesta as agruras da maternidade e deixou morrer 2 por inexperiência.
Nascer é sempre sinal de que o universo e a natureza se renovam num infindar de vida.
A Zitinha e o Mário estão encantados com os novos habitantes da Casa do Pé de Jambo.



socialite




A zitinha foi a um forró e saiu na coluna social com um ar de diva....A minha filha é linda,casmurra que nem um jegue,bicuda mas adoro-a.

20/06/08

Escolha?


17/06/08

FESTAS JOANINAS OU A BAHIA SEMPRE EM FESTA




CRESCER
Faço com que tudo me sirva de ajuda: uma frase lida de relance, um livro em que não reparava há algum tempo, o olhar para trás para os erros que cometi. Nunca se chega a gigante por dentro, mas também não damos pelo crescimento das plantas e contudo elas chegam a alturas surpreendentes.Recebo mensagens telefonicas e cibernéticas afáveis e delicadas.Também elas me fazem crescer.






CASA DO BENTO

-Está Lá?.Mãezinha?

-Filho! Estou aqui com a tua madrinha Maria Leonor...estamos tão preocupadas convosco por causa do Bingue.

-Bingue?-retorquiu curioso
-Bingo.-Reafirmou ela.
-Bingo,mas eu não jogo bingo.

-Toma cuidado,olha que há pessoas que morrem por causa dessa doença.(DENGUE)
FODASSE

O QUE É ISTO?


FESTAS DE SÃO JOÃO
A Bahia como sempre está suspensa.Vêm ai as festas joaninas...
Comemora-se avidamente o São João,dia 24 é feriado.
Viaja-se para o inteiror,dança-se forró e,naturalmente,bebe-se muito licor ...depois é deixar o santo rolar.
As casas acendem fogueiras á porta, e os miudos estouram bombinhas em todo o lugar e a toda a hora.Afinal também assim se comemora o Solsticio de Inverno/Verão da forma pagã que o mundo nunca abandonou.

Para o MEU BANQUEIRO FAVORITO um CREO ESPECIAL

http://br.youtube.com/watch?v=OZEBIhOYG4c

P.S
As amigas do tres de trinta estão aqui em Salavador e vão-se embora amanhã.Gostei das rever.
Trouxeram uns travessseiros de Sintra deliciosos.

Não tenho escrito porque estou sem internet em casa e só quando a wirless da vizinha deixa é que me monto na dela...

05/06/08

CREO

http://br.youtube.com/watch?v=1DEddpD0ldw

MENINAS VAMOS AO VIRA

AI BAHIA,BAHIA de São Salvador


Significados e significantes,


embora significantes poderem ser aqueles com quem temos sexo mas não temos relacionamento:-aqui vai


ABREVIATURA - ato de se abrir um carro de policia

ALOPATIA - dar um telefonema para a tia

BARBICHA - boteco para Gays

CÁLICE - ordem para ficar calado

CAMINHÃO - estrada muito grande

CATÁLOGO - ato de se apanhar coisas rapidamente

COMBUSTÃO - mulher com peito grande

DESTILADO - aquilo que não está do lado de lá

DETERGENTE - ato de prender indivíduos suspeitos

DETERMINA - prender uma garota

ESFERA - animal feroz amansado

HOMOSSEXUAL - Sabão utilizado para lavar as partes íntimas

LEILÃO - Leila com mais de 2 metros de altura

KARMA - expressão mineira para evitar o pânico

LOCADORA - uma mulher maluca de nome Dora

NOVAMENTE - diz-se de indivíduos que renovam sua maneira de pensar

OBSCURO - 'OB' na cor pretaQUARTZO - partze ou aposentzo de um apartamentzo

RAZÃO - lago muito extenso porém pouco profundo

RODAPÉ - aquele que tinha carro mas agora roda a pé

SAARA - muulher do Jaaco

SEXÓLOGO - sexo apressado

SIMPATIA - concordando com a irmã da mãe

SOSSEGA - mulher desprovida de visão

TALENTO - característica de alguma coisa devagar

TÍPICA - o que o mosquito te faz

UNÇÃO - erro de concordância muito frequente (o correto seria um é)

VATAPÁ - ordem dada por prefeito de cidade esburacada

VIDENTE - dentista falando sobre seu trabalho

VIÚVA - ato de ver a uva

VOLÁTIL - sobrinho avisando onde vai.