Bodes expiatórios
Os miúdos acabaram as duas semanas de avaliações na Escola.
A Zitinha chega a casaindignada porque no teste de História todos os textos para comentar enfatizavam a má administração portuguesa,o mau trato dado à escravatura, o saque permanente das riquezas brasileiras.
"...O português suja e o negro limpa...".
A Zitinha respondeu orgulhosa do seu sangue a todo o teste.Quando terminou apensou um post scriptum,com o seguinte teor:
-Senhora Professora,os portugueses já deixaram o Brasil há 200 anos,por isso os brasileiros já tiveram tempo para mudar, o que está mal, mas está tudo na mesma.
A verdade é que é um desígnio nacional queixarem-se dos portugueses.Têm complexo de inferioridade e oscilam entre o amor/ódio.
Ainda outro dia ouvi que, o Brasil está pobre porque os portugueses levaram as suas riquezas.
Há um misto de veneração/desprezo por nós, como é hábito de territórios outrora dominados.
Se por um lado as classes mais elevadas são vidradas em nomes de familia, mobiliário e loiças portuguesas, por outro não há nenhum que não conte piadas pouco inteligentes do tipo:- sabem quantos portugueses são precisos para mudar uma lâmpada?
A leva de portugueses que veio no inicio do século passado prosperou e hoje é dona de tudo o que é pequeno,médio comércio no Rio de Janeiro e São Paulo.Construiram hospitais, bibliotecas, centros culturais e folclóricos.Criaram também o Roberto Leal, o bigode dos Joaquins e, pior do que isso, das Marias também.Mulheres de bigode do Rio dos anos 20 faz ainda as delicias do povo brasileiro que se julga instruido.
Lampedusa no Seu "Gato Pardo" avisa que é fundamental encontrar um bode expiatório para n aliviar os nossos sentimentos de frustração.Como se diz na nossa terra, o saloio quando não sabe dançar, diz que o chão está torto.
O Brasil tem 60 milhões de pobres,5% da população detem 95% das riquezas brasileiras,é autosuficiente em petróleo mas a gasolina é mais cara do que na Suiça e os negros só foram admitidos na escola em 1957.
Os portugueses deixaram o poder em 1836...
Teco e Zita foram a Lisboa.Estarão de volta no mês que vem.
Eu vou terminar a descida do Rio São Francisco também em Julho.
O Inverno continua imparável.
Chove um bocado todos os dias embora sem a intesidade de semanas passadas.
Dora Célia veio da oficina.Continua rocinante pelas estradas da Bahia.
25/06/06
Bodes expiatórios
Postado por
CRIADO-MUDO
às
7:27 da manhã
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário