20/01/08

Alkimia


Preâmbulo
Na Bahia toda a gente sem excepção, ricos ou pobres, homens ou mulheres, brancos ou negros, arranjam as unhas dos pés e das mãos,tratam desmesuradamente do cabelo e arranjam as sobrancelhas.
Alkimya, escrevia eu, é o cabeleireiro mais chic (só a madrasta é que não gostou porque já não fazem mise de rolos) de Lauro de Freitas onde moro.
Ontem estava a fim de tratar de mim e fui ter com a Susenilde, uma das manicuras.
Ela adora porque me faz o decote, (aparar os pintelhos). Puxa o bixinho para lá, puxa o bichinho para cá e diverte-se horrores.
Durante estes minutos conversamos um pouco. Ontem estava indignada... porque a Claudicelia vai a casa da Carla Perez fazer o cabelo, não ganha nada e "tira a artista do salão".
Perguntei quem era a Carla Perez...
Ficou atonita e incrédula...
- É a dançarina do Tchan! - respondeu acintosamente.
- É puta? - perguntei eu.
- Não. É uma artista brasileira. Dança. Tirar a artista do salão! Não se faz. Não se faz. Muito menos com a Dona Marinalva, que é a empresária dona do referido salão.
E pêlos para cá, unhas para lá, passamos à fase de instrução sexual. Dou-lhe conselhos sexuais. Como proceder com o marido de 22 anos, 15 anos mais novo do que ela. Lá lhe explico o que vou podendo... Ela ri-se muito alto e confidencia...
- Seu Paulo... na última vez quando lhe pus o dedidnho no rabo, ficou louco... quase que me desfaz... agora põe-se logo a jeito assim que está prestes a ter o orgasmo.
Eu repito sempre o mesmo:
- Trá-lo cá que a gente ensina.
Passamos de seguida para o problema dos produtos para alisar os cabelos, seus benefícios e malefícios e finalizámos sabendo que a bemdita Carla Perez tem os pintelhos desenhados em forma de coração.
Fim de coiffeur.

19/01/08

Um sábado esperando clientes...

Lavagem do Bonfim
A Lavagem do Bonfim é o maior evento popular de Salvador antes do Carnaval. Tradição que remonta à inauguração da igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, em 1754, atrai todos os anos cerca de um milhão de pessoas, entre devotos, moradores e turistas. A lavagem foi iniciada pelos romeiros e escravos que, a mando dos senhores e integrantes da Irmandade do Senhor do Bonfim, limpavam e enfeitavam a igreja para a festa dedicada ao santo, no segundo domingo depois da Epifania (Dia de Reis). Os rituais católicos duram dez dias e começam com o novenário. No encerramento acontecem as missas solene e campal. Já a lavagem, que ocorre na quinta-feira anterior ao domingo da festa, sincretiza catolicismo e candomblé. Na religião africana, o santo representa Oxalá, o pai de todos os orixás.“A devoção dos nobres ao Senhor do Bonfim se confundiu com a devoção dos escravos africanos a Oxalá. A miscigenação uniu as duas coisas numa só e durante a festa os baianos se vestem de branco em homenagem a Oxalá, mas fazem a grande caminhada e pagam promessas ao Senhor do Bonfim”, resume o antropólogo Roberto Albergaria. Segundo ele, a Lavagem do Bonfim é a maior representação do sincretismo religioso dos baianos. A lavagem começa na quinta-feira bem cedo, com o toque da alvorada, quando os participantes se concentram em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. Depois da missa e sob chuva de fogos de artifício e papel picado, os fiéis partem numa caminhada de oito quilômetros em direção à igreja do Senhor do Bonfim. Trajadas com roupas de gala (turbantes, saias engomadas, colares e braceletes) as baianas, levando jarras com água de cheiro, comandam o cortejo formado por bandas de sopro e percussão, carroças, grupos de manifestações folclóricas e pela multidão de fiéis vestidos de branco. Ao chegar à colina onde está situada a igreja, conhecida como a Colina Sagrada, as baianas lavam e enxugam as escadarias e o adro, cantando louvores a Oxalá em língua iorubá. Para completar a comemoração popular, no Largo do Bonfim, Ribeira e Mont Serrat são montadas barracas de comidas típicas e bebidas. Responsável pela organização da festa juntamente com a Irmandade do Senhor do Bonfim, a Prefeitura monta uma infra-estrutura que envolve policiamento, ordenamento do tráfego (interditado na área do cortejo) e instalação de sanitários químicos e postos de saúde.

A Duquesa de Carcavelos fez anos a 17 de Janeiro 2008. 9 anos. Oxalá a proteja. Tenho 3 quadros pintados por ela. Um no restaurante e dois em casa. Tenho saudades da minha querida sobrinha. Pena que já não fale como o Roberto Leal...

Durmo com estes três:




Solidão, desprezo, obsessões amorosas, depressão... O novo livro do autor best-seller Irvin Yalom traz a história de dez pacientes que procuraram soluções para seus problemas cotidianos, buscaram terapia e que se depararam com as raízes das próprias dores da maneira mais crua. Um livro imperdível, que mostra como é possível enfrentar as verdades da existência e aproveitar tal poder para mudar e crescer em nível pessoal.




Criação é uma obra de grandeza sem precedentes, um projecto ambicioso que envolve um gigantesco trabalho de pesquisa histórica, isto é, de observação documental e, simultaneamente, de observação in loco - algo que se depreende pela exactidão e abundância dos detalhes relacionados com a geografia, o clima, o relevo, a fauna e a flora dos diversos locais por onde “passeia” o protagonista. A finalidade do Autor é comparar as diferenças civilizacionais, do ponto de vista da personalidade colectiva, de povos como os Gregos, os Persas, os Hindus do tempo de Siddhartha e as gentes do Catai, influenciadas por Confúcio, que actualmente identificamos com a China.Está, também, presente a procura de uma raiz, um antepassado comum, ou um elemento culturalde ligação entre as referidas civilizações, que facilmente se encontra através da investigação das religiões primitivas comuns aos povos indo-europeus ou, melhor dizendo, os descendentes dos arianos, que incluem os Gregos, os Persas e os Povos ao Norte da planície Gangética.Mas essa característica cultural comum acaba por ultrapassar o factor étnico, conforme Ciro Spitama acaba por constatar, durante a sua estadia no Catai: as motivações primordiais, aquilo que impele o homem a agir, bem como as questões que mais intrigam os humanos são as mesmas: o desejo insaciável de poder, de domínio, ligado à necessidade de hegemonia e sobrevivência, que depende de um indivíduo ou grupo minoritário se destacar de entre os mais fracos; e a procura da origens do Homem, do Mundo, do Cosmos.
Numa palavra: a Criação.



Sevilha, 1915 - Vale do Paraíba, 1945: trinta anos da história do século XX correm ao longo das páginas deste romance, com cenário no Alentejo, Espanha e Brasil. Através da saga dos Ribera Flores, proprietários rurais alentejanos, somos transportados para os anos tumultuosos da primeira metade de um século marcado por ditaduras e confrontos sangrentos, onde o caminho que conduz à liberdade parece demasiado estreito e o preço a pagar demasiado alto. Entre o amor comum à terra que os viu nascer e o apelo pelo novo e desconhecido, entre os amores e desamores de uma vida e o confronto de ideias que os separam, dois irmãos seguem percursos diferentes, cada um deles buscando à sua maneira o lugar da coerência e da felicidade. Rio das Flores resulta de um minucioso e exaustivo trabalho de pesquisa histórica, que serve de pano de fundo a um enredo de amores, paixões, apego à terra e às suas tradições e, simultaneamente, à vontade de mudar a ordem estabelecida das coisas. Três gerações sucedem-se na mesma casa de família, tentando manter imutável o que a terra uniu, no meio da turbulência causada por décadas de paixões e ódios como o mundo nunca havia visto. No final sobrevivem os que não se desviaram do seu caminho. A mina raiz é Estremoz. Sinto as histórias da minha mãe e meu pai em cada passo deste livro, embora o ache enssonsso. Gostei mais do Equador.

Foda-se, homens com mais de 55 e cabelos brancos, não pintem o cabelo. É Péssimo! Ficam com a raiz branca ,o ar da idade que realmente têm, e uma tinta desbotada para o amarelo ou um preto azeviche que gritam aos olhos do mundo: «Tou sem erecção.» Pior ainda é se usam ténis. Tenho na memória o Rui Castelar que juntava ainda o facto de não usar "supercorega taps" para segurar a placa postiça quando queria engatar rapazes novos. O Pinto da Costa também tinha este terrivel vício, sem querer referir o Herman José na versão moderninha do loirinho. No Brasil é uma praga.

Flickers, a Zita fez esta foto linda! As coisas que se fazem na Bahia....

15/01/08

Inteligentia







Meu corpo, que mais receias?

— Meu corpo, que mais receias?
— Receio quem não escolhi.
— Na treva que as mãos repelem
os corpos crescem trementes.
Ao toque leve e ligeiro
O corpo torna-se inteiro,
Todos os outros ausentes.
Os olhos no vago
Das luzes brandas e alheias;
Joelhos, dentes e dedos
Se cravam por sobre os medos...
Meu corpo, que mais receias?
— Receio quem não escolhi,
quem pela escolha afastei.
De longe, os corpos que vi
Me lembram quantos perdi
Por este outro que terei.
Jorge de Sena


A gigashop vende...


As coisas que eles inventam.
Parece uma lanterninha e a luz deve ser fraca.


Carnaval está em marcha na Bahia...
Ele é festival de versão, ele é ensaios, ele é beleza negra, enfim, o que se queira. A casa do Pé de Jambo está vazia nessa data e os programas suceder-se-ão... Quem quiser vir, será bem-vindo.


Dedicado às três de trinta:
Fui mau! Um amigo meu que me escrevia e tinha um blog colocou este post. Meninas e meninos da net avaliem a vossa vida sexual: «Não apareço porque redescobri o prazer de ser casado. Aquelas horas de ócio que a pessoa passava escrevendo merda na internet são agora usadas pró-foda. Quase me esqueci como era ter uma mulher 24/7 dentro de casa, xota disponível 100% do tempo, ao alcance da mão. Ou da boca. Bom demais. Quando der, apareço.»

12/01/08

Sábado e calooooooor

O Caco faz amanhã 39 anos. A Marta faz hoje.


Striptease na faculdade Alguns colegas que estudaram com Brad Pitt na Universidade do Missouri resolveram revelar o que o gajo fazia para se divertir. Segundo eles, o astro era um dos sete integrantes do grupo "Dancing Bares", que animava as festas das garotas que completavam 21 anos. Durante a comemoração, os "Bares" colocavam as aniversariantes numa cadeira e dançavam para elas completamente nus, com travesseiros cobrindo seus rostos. A partir de hoje, Caco, Paulo e Alfredo estão disponíveis para este espectáculo no Gula Santa, por 10 dólares... para marcar basta telefonar.



Nunca percebi porque o Pai Natal não terceirizou
as entregas com transportadora Galamas.
Pelo menos agora está de férias.

Já perceberam que hoje estou para o Pagode.

11/01/08

Toma madeirada?


Estamos numa época de Declarações de IRS.Sempre que me telefonam de Portugal há uma merda para pagar e como acordei hoje com a Fátima Lopes (mulher, faz uma plástica para diminuir as gengivas!) em cima da minha cama, visto que a figura decidiu carregar no 107 da Ski, uma dúvida nasceu na minha cabeça:
. A que grupo de actividade profissional pertencem os figurantes do programa "Portugal no Coração" ou "Praça da Alegria"?
. Que fazem eles na vida, para lá da triste figura em frente às câmeras?
. Porque às horas a que aquilo "acontece" (tenho dúvidas se aquilo acontece mesmo. Não devia ter visto o Truman Show), os figurantes só podem abraçar tal tarefa a full-time. Ou então trabalham à noite. Ainda se pode colocar a dúvida se serão estudantes, mas a avaliar pela cara de muitos, já viram chegar mais de 30 primaveras.
. Para se fazer "aquilo" têm ensaios?

Acompanhar com dança uma música de Emanuel admito que seja fácil, mas já acompanhar com um pezinho de dança um já morto António Calvário, é algo de transcendente a quem não ensaia pelo menos 4 horas. Acompanhei de "perto" a ascensão profissional de um destes exemplares, n'A Praça da Alegria. De simples figurante, esta figura simpática e gordinha passeia agora pelo programa de avental posto, servindo outros figurantes e sendo tema de conversa da parte dos apresentadores e até recebe cartas dos telespectadores. Um caso de sucesso, portanto! Podíamos gerar em cada um de nós uma miríade de dúvidas sobre este espécime:
. O que quereriam ser, quando eram pequenos, os figurantes?
. Quando saem de casa dizem aos Pais/Avó/Mulher/Marido/Amante que vão...trabalhar?
. A "profissão" pode durar até que idade?
. A progressão de carreira pode ser encarada por: Figurante no Batatoon, Figurante no SMS , Figurante n'A Praça da Alegria, Figurante no Portugal no Coração, Figurante no Sic 10 Horas - Figurante no "Vidas Reais" - Figurante no Ponto de Encontro - Ser o futuro Henrique Mendes.
. Terão 13.º mês? E subsídio de férias?
A Avaliação profissional é feita com base em que critérios? Maior número de palmas batidas? Maior número de coreografias inventadas no momento?


Toma madeirada Verbo popular baiano que significa introduzir o pénis na vaginita... ou acto de copular em qualquer orifício.


Em tudo o mais é sexta-feira,está calor e calor puxa calor, uma mão lava a outra e a outra lava as duas e nos rebimbau é que os pardais vão ao ninho, ufffffff. Toma madeirada.

10/01/08

Al Berto ao calor

Recado

ouve-me
que o dia te seja limpo e
a cada esquina de luz possas recolher
alimento suficiente para a tua morte

vai até onde ninguém te possa falar
ou reconhecer - vai por esse campo
de crateras extintas - vai por essa porta
de água tão vasta quanto a noite

deixa a árvore das cassiopeias cobrir-te
e as loucas aveias que o ácido enferrujou
erguerem-se na vertigem do voo - deixa
que o outono traga os pássaros e as abelhas
para pernoitarem na doçura
do teu breve coração - ouve-me

que o dia te seja limpo
e para lá da pele constrói o arco de sal
a morada eterna - o mar por onde fugirá
o etéreo visitante desta noite

não esqueças o navio carregado de lumes
de desejos em poeira - não esqueças o ouro
o marfim - os sessenta comprimidos letais
ao pequeno-almoço

Al Berto, Horto de Incêndio


Porto de Abrigo
Bahia está calorosa, dengosa e a preparar-se para o Carnaval...


Parabéns querido sobrinho Lourenço
Um beijo à minha irmã que é uma rainha com nome de rainha: Maria Cristina.

05/01/08

Alerta

Com a evolução do medicamentos retrovirais ficamos tentados a pensar que a SIDA é uma doença curável, crónica sem transtornos nem efeitos secundários. É falso! Na hora do aperto, é preciso estar consciente da gravidade e devastação desta pandemia para não vacilar e arriscar unsafe sex...
AFINAL UM ORGASMO NÃO VALE UMA VIDA.

04/01/08

Janeiro

Mês de Janus, o abre-portas da mitologia romana.

2008e:.v:. ou 6040 da e:.m:.
Não fiz promessas, nem propósitos, nem listas, nem emendas, nem sonetos,s ó a vida que ao contrário do que a outra fressureira (adoro a palavra) diz, não é bonita, bonita, bonita. É que é: vida.

HOJE tou a com vontade de Nelo e Dália.

Ofereceram-me o livro Jesus de Nazaré, de Joseph Ratzinger. Vou ler com atenção. Gosto bastante de Bento XVI.

Gosto do nome. Gosto da coerência. Gosto da consistência e da inteligência. Gosto da forma como pôs a Cúria na ordem. Gosto da forma como exerce o poder. Gosto da restauração do cerimonial pontifício antes da era simplória de João Paulo II, o ultra-conservador simpático. Gosto de não ser católico. Gosto de estar a borrifar-me no direito canónico. Vou amar ler...

Visitas de Lisboa Vieram as tia Fá, Roger e Martinha. Não incomodam, são divertidos e trouxeram notícias frescas e saborosas. É bom tê-los cá.


Olha a mala...
David Beckam merece um salário mínimo.

Um poema para ti David, daqui da bacalhoeira-de-baixo:

Olha a mala

olha a mala
olha a malinha de mão
não é tua,
não é minha
caiu de um hidro-avião...


E mais não digo...

03/01/08

2008 e:.v:.

ANO DE N´COSSE, Guerreiro da Paz

29/12/07

28/12/07

O Natal no Brasil é medonho

Não sabe, não cheira, não exala, não é bonito, não é espiritual, não é verosímil. É brega, moche e sem o mínimo de requinte nem sofisticação. 25 de Dezembro no Brasil devia ser dia do Samba e fazer uma sambão geral para o povo se divertir. Deixem lá a velha e tão cobiçada Europa com a merdas delas. O peru nem sequer é bom.

22/12/07

Antifonas do Ó

As antífonas do Ó são sete antífonas especiais, usadas no Tempo do Advento, que de 17 a 23 de dezembro e cantadas, com melodias gregorianas, antes e depois do Magnificat, na hora canônica das Vésperas. Foram compostas entre o século VII e o século VIII, sendo um verdadeiro e admirável compêndio de cristologia da antiga Igreja, sendo um resumo expressivo do desejo de salvação de toda a humanidade, tanto de Israel no Antigo Testamento, como da Igreja no Novo Testamento. São orações curtas, dirigidas a Cristo, que resumem o espírito do Advento e do Natal.Expressam a admiração da Igreja diante do mistério de Deus feito Homem, através da interjeição «Ó», a compreensão cada vez mais profunda de seu mistério e a súplica final urgente: «Vem, não tardes mais!». Aliás, todas as sete antífonas são súplicas a Cristo, a cada dia invocado com um título diferente, um título messiânico tomado do Antigo Testamento, mas entendido na plenitude do Novo:
17 de dezembro: "O Sapientia" (Ó Sabedoria, que saistes da boca do Altíssimo)
18 de dezembro: "O Adonai" (Ó meu Senhor, Guia da Casa de Israel)
19 de dezembro: "O Radix" (Ó Raiz de Jessé)
20 de dezembro: "O Clavis" (Ó Chave de Davi)
21 de dezembro: "O Oriens" (Ó Oriente, esplendor da Luz Eterna)
22 de dezembro: "O Rex gentium" (Ó Rei das Nações)
23 de dezembro: "O Emmanuel" (Ó Deus conosco)

Ó Sabedoria, Que saístes da boca do Altíssimo, e atingis os confins de todo o universo e com força e suavidade governais o mundo inteiro!
Oh! Vinde ensinar-nos o caminho da prudência!
Ó Adonai, Guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes a vossa lei sobre o Sinai:Vinde salvar-nos com o braço poderoso!
Ó Raiz de Jessé, Ó estandarte, levantado em sinal para as nações! Ante vós se calarão os reis da terra, e as nações implorarão misericórdia:
Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel, que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre:Vinde logo e libertai o homem prisioneiro, que nas trevas e na sombra da morte, está sentado.
Ó Sol nascente, Justiceiro, resplendor da luz eterna: Oh! Vinde e iluminai os que jazem entre as trevas e, na sombra do pecado e da morte, estão sentados!
Ó Rei das nações,Desejado dos povos; Ó Pedra angular, que os opostos unis:
Oh! Vinde e salvai este homem tão frágil, que um dia criastes do barro da terra.

Ó Emanuel: Deus-connosco, nosso Rei Legislador, Esperança das nações e dos povos Salvador: Vinde enfim para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!

14/12/07

Nem pensar


Em minha casa... nem pensar... era só o que me faltava. À primeira todos caiem, à segunda cai quem quer e à terceira só cai quem é tolo. E eu realmente só sou quando quero e desta vez não quero. Vais dormir à Buraca.


Hoje estou escatológico...

03/12/07

Pequenas Grandes Coisas

FIM, FINNE, THE END...

02/12/07

Pequenas Grandes coisas

Vejam lá se o Bush não é um descarado filho da puta...

Ontem foi Dia Mundial de Luta Contra a Sida. Empiricamente parece-me que as coisas pioraram. À medida que se acredita, erroneamente, que a doença se tornou crónica aumentam os comportamentos de risco em todos os níveis da população. Os adolescentes são com certeza os alvos mais permeáveis. Desconhecem os fundamentos da doença e o safe sex... e naturalmente controlam os calores com dificuldade.


Hoje tou afim de comer queijo. Qualquer queijo que não seja tipo... qualquer coisa, tipo provolone, tipo guda, tipo emental e que não tenha de andar 50 km para a Perini, ou comprar Camembert RUIM e ordinário do Bom preço,que é bom em tudo menos no preço.



O que me vale é a roça... Acho que encontrei o problema e é meu todo meu. Para já insolúvel. Há barreiras tão fáceis de ultrapassar para uns, e absolutamente avassaladoras para outros. Talvez o que mais me humilhe é a simplicidade do problema que para mim, neste momento é inultrapassável.


Hoje estou com cara de cu.

01/12/07

Restauração da Independência

AMORES,
Eu já sou tão antigo que me lembro da Vera Lagoa, q.D.g, a descer a Av. da Liberdade no dia Primeiro de Dezembro,não antigo para ter visto o Vasconcellos a esconder-se no armário e a ser fodido no Palácio da Independência,e suficientemente gay para adorar a frase da Rainha Luisa de Gusmão, que preferia ser Rainha por um dia, do que duquesa de Bragança toda a vida... enfim, lamento que não tenhamos permanecido e que tenhaexistido o Primeiro de Dezembro. Hoje haveria o Reino Unido de Portugal e Espanha a Ibéria.
O prof. Orlando Ribeiro procurou entender a geografia, a conjuntura histórica mas, convenhamos, ainda hoje há reflexos desse erro histórico,andar em 2007 a discutir se Lisboa precisa de uma aeorporto,enquanto Barajas constrói 4 pistas e 3 terminais,revela quão grave foi esse erro histórico, O nível de vida entre nós e os espanhóis não tem comparação, a criatividade e a largueza de vistas também não.Hoje,Portugal apesar de melhor é ainda o faduncho. (Já encontrámos a carpideira nacional,sucessora de Amália: Marisa)
Deveríamos ter permanecido Unidos e mais fortes, preservando a nossa identidade de reino de Portugal, em vez de andarmos atras de lamechas patrioteiras, como tão bem soube expresssar António Sardinha ,claro que para mim numa versão esquerdista, caviar, mas esquerdista...
Viva Portugal,Viva a Espanha! Por mi, me da egual!

Em tempo:
O rei Dom Fernando II foi Grão-mestre da Grande Loja Unida de Portugal e Espanha e até era alemão e de dinastia católica-Saxe Coburgo-Gotha.


Justiça...
«Quando o discípulo está pronto, o mestre está pronto também, o que quer dizer estares pronto para seres guiado pela voz do silêncio, a voz do teu Eu interior ............. ».

«Cavalga a Ave da vida se queres saber, mas abandona a tua vida se queres viver ....
O problema não é realmente o medo,é o que fazes com ele... e eu estou sem saber o que fazer dele... por isso meu mestre me aguarda impaciente....»

29/11/07

BRIC-a Brac


Histórias de faca e alguidar

Beiju, mas não de Itapoan
Eis que chego ao fim da estrada

28/11/07

De profundis

Bom gosto do Barroco português... porra! São Jorge pode ser Gomgombira mas Gomgombira não é São Jorge concerteza.


Bahia Chuvosa,
Ele está eléctrico, electrizante, desgovernado, desemcabestrado, igual a ele mesmo...

Malade, completement malade,
je suis perdu,
je ne sais pas
ou te rencontrer
ou te rechercher
je te trouverais
il faut que tu me parles...
parle moi vite

Kao kabecile


Venham no natal que dou-vos o bolo rei e sem fava

23/11/07


Tenho esta viola numa mão
uma flor vermelha n'outra mão
tenha um grande amor
marcado pela dor
e quando a fronteira me abraçou
esta bagagem que encontrou
Eu vim de longe
de muito longe
o que eu andei p'ra'qui chegar
Eu vou p'ra longe
p'ra muito longe
onde nos vamos encontrar
com o que temos p'ra nos dar
E então olho à minha volta
vej0 tanta esperança andar à solta
que não posso exitar e os hinos que cantar
foram feitos do meu coração
feitos de alegria e de paixão

19/11/07

Breves NOTÍCIAS

O Caco chegou de Lisboa... diz que está frio... as casas estão frias... Veio animado, cheio de energia.

A semana passada foi particularmente intensa... e dura. Quinta-feira começou a micareta de Portão. O trio Bankoma saiu para cantar e eu fui atrás, a noite toda a dançar à chuva. Sexta-feira estava óptimo e sorridente. O povo da cozinha ficou sprachluss. Sábado fui de novo e dancei...

Letras das músicas pimba da referida micareta

...você não vale nada sai daqui piriguetona...

...toma madeirada,toma,toma...

...rebola gostosona...

...se acha gostosona mas ta toda barreada...


Haviam de ver moi meme dançando, gingando cantando... Sofia, oh pessoal o que aqui vai de água... Foi o que me valeu estes dias.




Livros,

Este livro trata dos horrores da Segunda Guerra Mundial sob a óptica do carrasco. São as memórias de Maximilien Aue, jovem alemão de origens francesas que, como oficial nazista, participa de momentos sombrios da recente história mundial - a execução dos judeus, as batalhas no front de Stalingrado, a organização dos campos de concentração, até a derrocada final da Alemanha, em 1944. Mas Aue não tem somente lembranças de guerra. Vivendo anonimamente na França, onde administra uma tecelagem, ele se recorda, também, de sua deturpada relação com a família, compondo um livro impressionante, assombrado tanto por sua fria meticulosidade quanto por seu delírio insano.

A minha querida chefe da ala comuna mandou-me este livro.Depois lhe direi... apenas lhe digo agora que tenho muitas saudades


JP Simões é o cantor / compositor responsável por alguns dos projectos mais originais da história recente da música Portuguesa: Belle Chase Hotel, Quinteto Tati, etc. Quanto a André Carrilho é um dos nossos mais conceituados ilustradores, com trabalho publicado internacionalmente (New York Times, Vanity Fair, etc.) e um rol de prémios arrecadados ao longo do tempo. Este pequeno livro reune 10 contos escritos pelo primeiro em 1996, "nas horas de expediente de um emprego idiota" e acompanhados de uma ilustração da autoria do segundo.Tematicamente próximo da Ficção Cientifica, todos os contos interrogam a importância da tecnologia face à sociedade e ao individuo. A escrita de Simões é fabulosa, poética e bem pensada (como já eram as suas letras), mesmo se por vezes os finais dos contos parecem um pouco apressados. Dá sem dúvida vontade de o ler em projectos de maior fôlego, apesar de aparentemente não estarem nos seus planos. Resumindo: apesar de curto (lê-se em 1/2 hora) é um livro muito simpático e belo.


O BRASIL, AH O BRASIL...