20/01/08
Alkimia
Postado por
CRIADO-MUDO
às
4:06 da tarde
1 comentários
19/01/08
Um sábado esperando clientes...
A Lavagem do Bonfim é o maior evento popular de Salvador antes do Carnaval. Tradição que remonta à inauguração da igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, em 1754, atrai todos os anos cerca de um milhão de pessoas, entre devotos, moradores e turistas. A lavagem foi iniciada pelos romeiros e escravos que, a mando dos senhores e integrantes da Irmandade do Senhor do Bonfim, limpavam e enfeitavam a igreja para a festa dedicada ao santo, no segundo domingo depois da Epifania (Dia de Reis). Os rituais católicos duram dez dias e começam com o novenário. No encerramento acontecem as missas solene e campal. Já a lavagem, que ocorre na quinta-feira anterior ao domingo da festa, sincretiza catolicismo e candomblé. Na religião africana, o santo representa Oxalá, o pai de todos os orixás.“A devoção dos nobres ao Senhor do Bonfim se confundiu com a devoção dos escravos africanos a Oxalá. A miscigenação uniu as duas coisas numa só e durante a festa os baianos se vestem de branco em homenagem a Oxalá, mas fazem a grande caminhada e pagam promessas ao Senhor do Bonfim”, resume o antropólogo Roberto Albergaria. Segundo ele, a Lavagem do Bonfim é a maior representação do sincretismo religioso dos baianos. A lavagem começa na quinta-feira bem cedo, com o toque da alvorada, quando os participantes se concentram em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. Depois da missa e sob chuva de fogos de artifício e papel picado, os fiéis partem numa caminhada de oito quilômetros em direção à igreja do Senhor do Bonfim. Trajadas com roupas de gala (turbantes, saias engomadas, colares e braceletes) as baianas, levando jarras com água de cheiro, comandam o cortejo formado por bandas de sopro e percussão, carroças, grupos de manifestações folclóricas e pela multidão de fiéis vestidos de branco. Ao chegar à colina onde está situada a igreja, conhecida como a Colina Sagrada, as baianas lavam e enxugam as escadarias e o adro, cantando louvores a Oxalá em língua iorubá. Para completar a comemoração popular, no Largo do Bonfim, Ribeira e Mont Serrat são montadas barracas de comidas típicas e bebidas. Responsável pela organização da festa juntamente com a Irmandade do Senhor do Bonfim, a Prefeitura monta uma infra-estrutura que envolve policiamento, ordenamento do tráfego (interditado na área do cortejo) e instalação de sanitários químicos e postos de saúde.
Durmo com estes três:


Criação é uma obra de grandeza sem precedentes, um projecto ambicioso que envolve um gigantesco trabalho de pesquisa histórica, isto é, de observação documental e, simultaneamente, de observação in loco - algo que se depreende pela exactidão e abundância dos detalhes relacionados com a geografia, o clima, o relevo, a fauna e a flora dos diversos locais por onde “passeia” o protagonista. A finalidade do Autor é comparar as diferenças civilizacionais, do ponto de vista da personalidade colectiva, de povos como os Gregos, os Persas, os Hindus do tempo de Siddhartha e as gentes do Catai, influenciadas por Confúcio, que actualmente identificamos com a China.Está, também, presente a procura de uma raiz, um antepassado comum, ou um elemento culturalde ligação entre as referidas civilizações, que facilmente se encontra através da investigação das religiões primitivas comuns aos povos indo-europeus ou, melhor dizendo, os descendentes dos arianos, que incluem os Gregos, os Persas e os Povos ao Norte da planície Gangética.Mas essa característica cultural comum acaba por ultrapassar o factor étnico, conforme Ciro Spitama acaba por constatar, durante a sua estadia no Catai: as motivações primordiais, aquilo que impele o homem a agir, bem como as questões que mais intrigam os humanos são as mesmas: o desejo insaciável de poder, de domínio, ligado à necessidade de hegemonia e sobrevivência, que depende de um indivíduo ou grupo minoritário se destacar de entre os mais fracos; e a procura da origens do Homem, do Mundo, do Cosmos.
Numa palavra: a Criação.
Sevilha, 1915 - Vale do Paraíba, 1945: trinta anos da história do século XX correm ao longo das páginas deste romance, com cenário no Alentejo, Espanha e Brasil. Através da saga dos Ribera Flores, proprietários rurais alentejanos, somos transportados para os anos tumultuosos da primeira metade de um século marcado por ditaduras e confrontos sangrentos, onde o caminho que conduz à liberdade parece demasiado estreito e o preço a pagar demasiado alto. Entre o amor comum à terra que os viu nascer e o apelo pelo novo e desconhecido, entre os amores e desamores de uma vida e o confronto de ideias que os separam, dois irmãos seguem percursos diferentes, cada um deles buscando à sua maneira o lugar da coerência e da felicidade. Rio das Flores resulta de um minucioso e exaustivo trabalho de pesquisa histórica, que serve de pano de fundo a um enredo de amores, paixões, apego à terra e às suas tradições e, simultaneamente, à vontade de mudar a ordem estabelecida das coisas. Três gerações sucedem-se na mesma casa de família, tentando manter imutável o que a terra uniu, no meio da turbulência causada por décadas de paixões e ódios como o mundo nunca havia visto. No final sobrevivem os que não se desviaram do seu caminho. A mina raiz é Estremoz. Sinto as histórias da minha mãe e meu pai em cada passo deste livro, embora o ache enssonsso. Gostei mais do Equador.
Foda-se, homens com mais de 55 e cabelos brancos, não pintem o cabelo. É Péssimo! Ficam com a raiz branca ,o ar da idade que realmente têm, e uma tinta desbotada para o amarelo ou um preto azeviche que gritam aos olhos do mundo: «Tou sem erecção.» Pior ainda é se usam ténis. Tenho na memória o Rui Castelar que juntava ainda o facto de não usar "supercorega taps" para segurar a placa postiça quando queria engatar rapazes novos. O Pinto da Costa também tinha este terrivel vício, sem querer referir o Herman José na versão moderninha do loirinho. No Brasil é uma praga.Flickers, a Zita fez esta foto linda! As coisas que se fazem na Bahia....

Postado por
CRIADO-MUDO
às
2:44 da tarde
0
comentários
15/01/08
Inteligentia
Meu corpo, que mais receias?
— Meu corpo, que mais receias?
— Receio quem não escolhi.
— Na treva que as mãos repelem
os corpos crescem trementes.
Ao toque leve e ligeiro
O corpo torna-se inteiro,
Todos os outros ausentes.
Os olhos no vago
Das luzes brandas e alheias;
Joelhos, dentes e dedos
Se cravam por sobre os medos...
Meu corpo, que mais receias?
— Receio quem não escolhi,
quem pela escolha afastei.
De longe, os corpos que vi
Me lembram quantos perdi
Por este outro que terei.
Jorge de Sena

As coisas que eles inventam.
Parece uma lanterninha e a luz deve ser fraca.
Ele é festival de versão, ele é ensaios, ele é beleza negra, enfim, o que se queira. A casa do Pé de Jambo está vazia nessa data e os programas suceder-se-ão... Quem quiser vir, será bem-vindo.
Dedicado às três de trinta:
Fui mau! Um amigo meu que me escrevia e tinha um blog colocou este post. Meninas e meninos da net avaliem a vossa vida sexual: «Não apareço porque redescobri o prazer de ser casado. Aquelas horas de ócio que a pessoa passava escrevendo merda na internet são agora usadas pró-foda. Quase me esqueci como era ter uma mulher 24/7 dentro de casa, xota disponível 100% do tempo, ao alcance da mão. Ou da boca. Bom demais. Quando der, apareço.»
Postado por
CRIADO-MUDO
às
12:03 da tarde
1 comentários
12/01/08
Sábado e calooooooor
O Caco faz amanhã 39 anos. A Marta faz hoje.Striptease na faculdade Alguns colegas que estudaram com Brad Pitt na Universidade do Missouri resolveram revelar o que o gajo fazia para se divertir. Segundo eles, o astro era um dos sete integrantes do grupo "Dancing Bares", que animava as festas das garotas que completavam 21 anos. Durante a comemoração, os "Bares" colocavam as aniversariantes numa cadeira e dançavam para elas completamente nus, com travesseiros cobrindo seus rostos. A partir de hoje, Caco, Paulo e Alfredo estão disponíveis para este espectáculo no Gula Santa, por 10 dólares... para marcar basta telefonar.
as entregas com transportadora Galamas.
Pelo menos agora está de férias.
Postado por
CRIADO-MUDO
às
12:33 da tarde
1 comentários
11/01/08
Toma madeirada?
Estamos numa época de Declarações de IRS.Sempre que me telefonam de Portugal há uma merda para pagar e como acordei hoje com a Fátima Lopes (mulher, faz uma plástica para diminuir as gengivas!) em cima da minha cama, visto que a figura decidiu carregar no 107 da Ski, uma dúvida nasceu na minha cabeça:
. A que grupo de actividade profissional pertencem os figurantes do programa "Portugal no Coração" ou "Praça da Alegria"?
. Que fazem eles na vida, para lá da triste figura em frente às câmeras?
. Porque às horas a que aquilo "acontece" (tenho dúvidas se aquilo acontece mesmo. Não devia ter visto o Truman Show), os figurantes só podem abraçar tal tarefa a full-time. Ou então trabalham à noite. Ainda se pode colocar a dúvida se serão estudantes, mas a avaliar pela cara de muitos, já viram chegar mais de 30 primaveras.
. Para se fazer "aquilo" têm ensaios?
Acompanhar com dança uma música de Emanuel admito que seja fácil, mas já acompanhar com um pezinho de dança um já morto António Calvário, é algo de transcendente a quem não ensaia pelo menos 4 horas. Acompanhei de "perto" a ascensão profissional de um destes exemplares, n'A Praça da Alegria. De simples figurante, esta figura simpática e gordinha passeia agora pelo programa de avental posto, servindo outros figurantes e sendo tema de conversa da parte dos apresentadores e até recebe cartas dos telespectadores. Um caso de sucesso, portanto! Podíamos gerar em cada um de nós uma miríade de dúvidas sobre este espécime:
. O que quereriam ser, quando eram pequenos, os figurantes?
. Quando saem de casa dizem aos Pais/Avó/Mulher/Marido/Amante que vão...trabalhar?
. A "profissão" pode durar até que idade?
. A progressão de carreira pode ser encarada por: Figurante no Batatoon, Figurante no SMS , Figurante n'A Praça da Alegria, Figurante no Portugal no Coração, Figurante no Sic 10 Horas - Figurante no "Vidas Reais" - Figurante no Ponto de Encontro - Ser o futuro Henrique Mendes.
. Terão 13.º mês? E subsídio de férias?
A Avaliação profissional é feita com base em que critérios? Maior número de palmas batidas? Maior número de coreografias inventadas no momento?
Toma madeirada Verbo popular baiano que significa introduzir o pénis na vaginita... ou acto de copular em qualquer orifício.
Em tudo o mais é sexta-feira,está calor e calor puxa calor, uma mão lava a outra e a outra lava as duas e nos rebimbau é que os pardais vão ao ninho, ufffffff. Toma madeirada.
Postado por
CRIADO-MUDO
às
12:53 da tarde
1 comentários
10/01/08
Al Berto ao calor
Recado
ouve-me
que o dia te seja limpo e
a cada esquina de luz possas recolher
alimento suficiente para a tua morte
vai até onde ninguém te possa falar
ou reconhecer - vai por esse campo
de crateras extintas - vai por essa porta
de água tão vasta quanto a noite
deixa a árvore das cassiopeias cobrir-te
e as loucas aveias que o ácido enferrujou
erguerem-se na vertigem do voo - deixa
que o outono traga os pássaros e as abelhas
para pernoitarem na doçura
do teu breve coração - ouve-me
que o dia te seja limpo
e para lá da pele constrói o arco de sal
a morada eterna - o mar por onde fugirá
o etéreo visitante desta noite
não esqueças o navio carregado de lumes
de desejos em poeira - não esqueças o ouro
o marfim - os sessenta comprimidos letais
ao pequeno-almoço
Al Berto, Horto de Incêndio
Porto de Abrigo
Bahia está calorosa, dengosa e a preparar-se para o Carnaval...
Parabéns querido sobrinho Lourenço
Um beijo à minha irmã que é uma rainha com nome de rainha: Maria Cristina.
Postado por
CRIADO-MUDO
às
9:20 da tarde
0
comentários
05/01/08
Alerta
Com a evolução do medicamentos retrovirais ficamos tentados a pensar que a SIDA é uma doença curável, crónica sem transtornos nem efeitos secundários. É falso! Na hora do aperto, é preciso estar consciente da gravidade e devastação desta pandemia para não vacilar e arriscar unsafe sex...
AFINAL UM ORGASMO NÃO VALE UMA VIDA.
Postado por
CRIADO-MUDO
às
12:04 da tarde
0
comentários
04/01/08
Janeiro
Mês de Janus, o abre-portas da mitologia romana.
2008e:.v:. ou 6040 da e:.m:.
Não fiz promessas, nem propósitos, nem listas, nem emendas, nem sonetos,s ó a vida que ao contrário do que a outra fressureira (adoro a palavra) diz, não é bonita, bonita, bonita. É que é: vida.
HOJE tou a com vontade de Nelo e Dália.
Ofereceram-me o livro Jesus de Nazaré, de Joseph Ratzinger. Vou ler com atenção. Gosto bastante de Bento XVI.Gosto do nome. Gosto da coerência. Gosto da consistência e da inteligência. Gosto da forma como pôs a Cúria na ordem. Gosto da forma como exerce o poder. Gosto da restauração do cerimonial pontifício antes da era simplória de João Paulo II, o ultra-conservador simpático. Gosto de não ser católico. Gosto de estar a borrifar-me no direito canónico. Vou amar ler...
Visitas de Lisboa Vieram as tia Fá, Roger e Martinha. Não incomodam, são divertidos e trouxeram notícias frescas e saborosas. É bom tê-los cá.
David Beckam merece um salário mínimo.
Olha a mala
olha a mala
olha a malinha de mão
não é tua,
não é minha
caiu de um hidro-avião...
E mais não digo...
Postado por
CRIADO-MUDO
às
1:36 da tarde
1 comentários